O site Futsal Planet divulgou nesta semana o resultado da eleição dos melhores do mundo no futsal. A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) foi eleita a terceira melhor equipe do planeta. Já o pivô Dener foi escolhido o terceiro melhor atleta jovem do mundo.

A premiação é válida pelo desempenho obtido na temporada 2015. Treinadores e jornalistas especializados no esporte participaram da votação. Para figurar entre os melhores clubes do mundo, a ACBF precisou conquistar a Liga Nacional de Futsal (LNF) pela 5ª vez e o Estadual de 2015 pela 11ª vez.

O melhor time do mundo foi Inter Movistar, da Espanha, e em segundo o Kairat, do Cazaquistão. A equipe de Carlos Barbosa ficou na frente de clubes como o Gazprom, da Rússia, do Benfica, de Portugal, e Brasil Kirin (atual Magnus Futsal), de Sorocaba.

Dener entre os destaques

Dener teve uma ascensão meteórica na ACBF. Em 2014, ele estava no Maringá e foi contratado pela para compor a equipe sub-20 do clube. Logo nos primeiros meses, passou a treinar e ser relacionado no time principal. O grande momento do atleta na equipe foi em 2015.

Ao mesmo tempo em que disputava o Estadual Juvenil, começava a se destacar Liga Nacional de Futsal, sendo utilizado em várias partidas pelo técnico Marquinhos Xavier. “Era um sonho que parecia distante. Cheguei aqui para jogar no Sub-20 e logo pude fazer parte do grupo principal, fazer gol na final da LNF e estar entre os 10 melhores do mundo”, comemora o jogador.

Segundo Dener, a conquista individual é fruto de um trabalho feito em equipe. O garoto afirma que os companheiros e o estilo de jogo proposto pelo treinador contribuíram muito para o seu crescimento profissional. “Eu não cheguei até aqui sozinho. Eu só tenho a agradecer ao clube e meus companheiros de equipe. Eu divido esse reconhecimento com meus companheiros de equipe e comissão técnica, que vivenciaram a temporada de 2015 comigo e me ajudaram a crescer no futsal”. Dener ficou atrás apenas dos espanhóis Adolfo Fernández e Emílio Moreno.

O time laranja ainda emplacou outros dois profissionais na lista dos 10 melhores do mundo. Marquinhos Xavier foi eleito o 5º melhor técnico do mundo. Gian, que hoje está na Intelli, também concorreu ao prêmio de melhor goleiro do mundo por suas atuações na ACBF na temporada passada.

Notícia e Imagem: Ulisses Castro