A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) está prestes a realizar os primeiros testes da temporada 2019. A Copa Três Coroas começa nesta sexta-feira, 15, e na última semana o time laranja intensificou os treinos táticos sob o comando do técnico Marquinhos Xavier.

Ulisses Castro

Técnico Marquinhos Xavier durante treino da ACBF na pré-temporada. Foto: Ulisses Castro

Após três semanas de trabalho na pré-temporada em três turnos, será possível ver o nível em que a equipe chegará para os primeiros jogos do ano. “É importante para termos um pouco mais de contato com os atletas. Em função da gente ter mudado poucos atletas, temos um caminho avançado nesse reinicio. Precisamos promover a adaptação daqueles que chegaram e também identificar o nível de preparação individual”, comentou o treinador Marquinhos Xavier.

O técnico da ACBF também passa a avaliar o nível atual da equipe com a realização de jogos. “Difícil identificar o nível sem ter jogado. É claro que se formos ver o nível dos trabalhos até agora, acredito que a gente chega em 65%. Mas é no jogo é que vamos sentir. Vamos avaliar melhor na próxima semana e entender em que parte do processo poderemos interferir nas cargas. Acho que teremos uma boa condição de jogar contra os adversários, que devem estar no mesmo estágio”, disse.

Na última semana de treinos antes da Copa Três Coroas, os trabalhos táticos ganharam mais destaque. “Mais de 90% do trabalho estava com o [preparador físico] Alexandre Baldasso com o suporte da comissão técnica. Agora, dividimos 50%, pois ele ainda tem os trabalhos de manutenção física. Algumas valências que vai trabalhando durante a semana, como velocidade e força”, explicou Marquinhos.

Ulisses Castro

Ex-Atlântico, Selbach é um dos reforços da ACBF para 2019. Foto: Ulisses Castro

Marquinhos Xavier não participou das primeiras semanas da pré-temporada da ACBF, em função dos amistosos da Seleção Brasileira na Espanha e em Portugal. Porém, garante que esteve monitorando os treinos à distância e estabeleceu uma relação de confiança com a comissão técnica de Carlos Barbosa, assim como foi feito em 2018. “Fisicamente fico afastado, mas recebo diariamente tudo o que está acontecendo. Nesse momento, o treinador não tem muita interferência. A gente corre atrás do preparador físico. O momento é dele. O que faz muita diferença é ter um grupo que já está habituado a isso, inclusive, com a minha ausência e habituado com outro comando, trabalhando em algumas situações com o [auxiliar técnico] Edgar Baldasso Como é de praxe aqui é sempre bem feito. Trabalhamos assim há anos nesse modelo de pré-temporada, que dá a possibilidade de os atletas jogarem praticamente o ano todo”, finalizou.

A ACBF estreia na Copa Três Coroas na sexta-feira, 15, às 21h, contra o Peñarol, do Uruguai. Antes, a partida de abertura será entre Jaraguá e Pato Futsal. O vencedor enfrentará o perdedor do outro jogo no sábado. A final será entre os times com a maior pontuação. A decisão será no domingo. A Rádio Estação FM transmitirá todas as partidas da equipe de Carlos Barbosa. A grande final também terá a transmissão do Sportv.