O Carlos Barbosa bem que lutou, mas o sonho do heptacampeonato da Libertadores de Futsal acabou adiado. Neste sábado, em Flórida, no Uruguai, a ACBF decidiu a competição com o San Lorenzo, da Argentina, e acabou derrotada pelo placar agregado de 4 a 3 (3 a 3 no tempo normal e 1 a 0 na prorrogação). Foi o primeiro título do futsal argentino na competição. Campeã das três últimas edições, a equipe gaúcha segue como maior vencedora do torneio ao lado do Jaraguá, ambos com seis canecos.

Mais cedo, na disputa do terceiro lugar, o Corinthians perdeu para o Delta Te Quiero, da Venezuela, por 3 a 1. O Timão jogou desfalcado de Careca, Rafa, Batalha e Jackson Samurai, todos com Covid-19 – o técnico André Bié também testou positivo e não pôde dirigir o time. Com uma lesão no joelho, Henrique também não atuou. O Alvinegro nunca conquistou a Libertadores.

San Lorenzo na frente

O jogo começou nervoso com as duas equipes errando bastante. Aos nove minutos, porém, o San Lorenzo conseguiu abrir o placar. Após lançamento longo, Bianchini soltou a bola na entrada da área, e Pescio não perdoou, fazendo 1 a 0. Aos 11, o Carlos Barbosa teve a chance do empate, mas o goleiro Steccato pegou a bola chutada por Biel.

Ulisses Castro

Pedro Rei tenta levar o Carlos Barbosa ao ataque. Foto: Ulisses Castro

O lance foi um prenúncio do que viria a seguir. Aproveitando um erro de saída de bola da equipe argentina, Murilo encheu o pé para igualar o marcador. O Carlos Barbosa mal teve tempo de comemorar. Logo depois da saída de bola, Pescio ganhou disputa no ataque e bateu cruzado. Cuervo, livre, completou para a rede.

Confiante, o San Lorenzo quase marcou o terceiro aos 15, quando Caronde girou pela ala-esquerda e soltou uma bomba. A bola explodiu na trave e saiu pela lateral. Dois minutos depois, contudo, Juan Rodriguez cobrou tiro livre direto com perfeição e definiu o placar do primeiro tempo em 3 a 1 a favor dos argentinos.

ACBF reage

O Carlos Barbosa voltou para o segundo tempo pressionando, e, com menos de um minuto, Steccato fez bonita defesa em finalização de Fernando. Aos quatro, o goleiro argentino fez mais duas intervenções seguidas, dessa vez em conclusões de Murilo e Dener. O segundo gol da ACBF estava maduro e ele saiu aos cinco. Após passe de Murilo da lateral, Dener deu um desvio sutil para diminuir para 3 a 2.

Ulisses Castro

Jogadores do Carlos Barbosa vibram com gol da equipe. Foto: Ulisses Castro

Aos sete, enfim, a ACBF chegou ao empate. Após lançamento longo, Pedro Rei dominou no ataque e tocou na saída de Steccato para igualar o marcador. O resultado fez o San Lorenzo voltar a sair para o jogo, e, aos 10, Cardone teve ótima oportunidade de recolocar os argentinos na frente. Atento, Jhow desarmou o adversário no momento do chute.

A resposta do Carlos Barbosa veio com Murilo no minuto seguinte. Bem colocado, Steccato voou no ângulo para fazer a defesa. Aos 17, Murilo arriscou da intermediária, e a bola passou rente à trave. Mesmo estourados em faltas, dois times seguiram buscando o ataque até o fim. Só que o placar não foi mais movimentado, e a decisão foi à prorrogação.

Ulisses Castro

Carlos Barbosa e San Lorenzo empataram em 3 a 3 no tempo normal. Foto: Ulisses Castro

Menzeguez marca na prorrogação

Veio o tempo extra, e o San Lorenzo saiu na frente aos três minutos do primeiro tempo num golaço de sem-pulo de Menzeguez. Aproveitando o bom momento, o time argentino esteve perto de marcar o segundo com um minuto do segundo tempo, mas a finalização do mesmo Menzeguez foi para fora.

O Carlos Barbosa não desistiu, e, aos dois, Murilo chutou cruzado. Steccato tirou com o pé. Em seguida, o técnico Edgard Baldasso lançou Richard como goleiro-linha, aumentando ainda mais a pressão. Só que o San Lorenzo se segurou atrás e garantiu a vitória. Festa argentina em solo uruguaio.

San Lorenzo: Steccato, Pescio, Cuervo, Juan Rodriguez e Bolo. Entraram: Vargas, Stazzone, Menzeguez, Cardone, Echavarria Echeverry, Medina Larrosa e Del Rey. Técnico: Luciano Antonelli.

Carlos Barbosa: Bianchini, Jhow, Richard, Pedro Rei e Dener. Entraram: Bruno Souza, Murilo, Biel, Fernando, Vinicius, Pedro Carioca e Keko. Técnico: Edgard Baldasso.

A campanha do Carlos Barbosa

1ª fase

Carlos Barbosa 3 x 1 Universitario (Peru)

Carlos Barbosa 1 x 0 San Lorenzo (Argentina)

Carlos Barbosa 9 x 0 Sportivo Bocca (Equador)

Quartas de final

Carlos Barbosa 3 x 0 Peñarol (Uruguai)

Semifinal

Carlos Barbosa 4 x 0 Delta Te Quiero (Venezuela)

Final

Carlos Barbosa 3 x 4 San Lorenzo (Argentina)