A ACBF está ajustando os últimos preparativos antes do embarque para o Uruguai para disputar a Libertadores de Futsal. Ontem, a Conmebol confirmou os horários das partidas e na manhã desta terça-feira a delegação realizou os testes de Covid-19.

O resultado dos testes levará um dia para ficar pronto. Enquanto aguarda, o time laranja já treina com as bolas oficiais da competição e agora o time já tem um planejamento traçado, pois nesta segunda-feira, a Conmebol divulgou os horários das partidas.

A ACBF jogará todas as partidas da primeira fase ao meio-dia (horário de Brasília). E este será o maior desafio para a comissão técnica. O horário atípico das partidas exigirá um planejamento específico. Isso porque a delegação laranja ficará hospedada em Montevideo, enquanto os jogos serão na cidade de Florida, distante aproximadamente 100km da capital do Uruguai.

“Em relação à operação temos um cuidado especial devido à distância. O deslocamento será de uma hora meia entre hotel e ginásio. Isso requer da comissão técnica um empenho muito grande para que os jogadores não tenham desgaste maior do que o necessário e possamos chegar ao final da competição com energia”, destacou o supervisor Lavoisier Freire Martins.

Por se tratar de uma competição com muitas partidas em pouco espaço de tempo, a maior preocupação é o desgaste físico e o foco dos jogadores. “O desafio maior é conseguir diminuir ao máximo o desgaste desses atletas e também não perder a mobilização e a concentração, já que os nossos jogos serão ao meio-dia, num horário atípico. Teremos que sair muito cedo do hotel e teremos que manter o foco competitivo o tempo todo. O deslocamento do hotel leva o atleta a se ‘desarmar’ um pouco e não podemos deixar que isso aconteça. Vamos buscar isso através de vídeos e outros trabalhos durante esse deslocamento no ônibus”, comentou o supervisor.

A ACBF embarca para o Uruguai na quinta-feira. A saída está agendada para às 5h30 em direção à Porto Alegre. Na Capital gaúcha, a delegação pega um voo, às 10h, fazendo conexão em Guarulhos. A previsão é que o grupo desembarque em Montevidéu às 16h35.

A Conmebol ainda não confirmou a transmissão das partidas para o Brasil. O anúncio deverá ser feito nos próximos dias.

Libertadores – Primeira Fase

15/05 – 12h – ACBF x Universitario (PER)

16/05 – 12h – ACBF x San Lorenzo (ARG)

17/05 – 12h – ACBF x Sportvo Bocca (EQU)

Ulisses Castro

ACBF traça planejamento para a Libertadores. Foto: Ulisses Castro