O Joinville inicia neste domingo, dia 24, a disputa das oitavas de final da Liga Nacional de Futsal, contra o Santo André Intelli. Vinculada a famosa franquia da empresa de terminais elétricos, a equipe paulista disputa a competição pela primeira vez.

Franquia bicampeã da LNF, a Intelli se juntou ao Santo André Futsal na temporada 2021. Com isso, o time leva o nome de Santo André Intelli. Entretanto, é a primeira vez que a cidade do ABC paulista disputa a competição.

Já a Intelli, quando iniciou o projeto em Orlândia (sede da empresa), conquistou a LNF em duas oportunidades: 2012 e 2013. Os tempos eram outros e a equipe tinha um poder aquisitivo muito maior, cujo elenco contava com Falcão e cia.

A Intelli de Orlândia, inclusive, conquistou o seu primeiro título da Liga em cima do Joinville. Foi em 2012, no período em que a equipe joinvilense chamava-se apenas Krona Futsal e tinha um elenco recheado de craques. Liderado pelo técnico Fernando Ferretti, o time contava com Tiago, Valdin, Neto, Vander Carioca, Leco, entre outros.

Depois de deixar a cidade natal, há quatro anos, a franquia Intelli passou por São Sebastião do Paraíso-MG, São Carlos-SP e Dracena-SP sempre com menores investimentos.

Melhor defesa da primeira fase da LNF 2021

Apesar do orçamento modesto, o Santo André Intelli foi a defesa menos vazada da primeira fase da Liga. A equipe paulista sofreu apenas 20 gols em 12 jogos – média de 1,66 por partida. O Joinville, por sua vez, sofreu 31 em 14 jogos – 2,21 por partida.

Já no setor ofensivo, o Tricolor tem grande superioridade sobre o rival. Segundo melhor ataque da competição até agora, o Joinville tem média de 3,2 gols por jogo (são 45 marcados em 14 partidas), enquanto a média do Santo André é de 2,1 gols por compromisso (30 convertidas em 12 rodadas).

Luan Amaral

Cidão, técnico do Santo André Intelli. Foto: Luan Amaral

Único remanescente

O único que resistiu a frequentes mudanças da franquia Intelli foi Cidão. Fora das quatro linhas, Cidão começou como técnico do time, depois passou para a gestão/gerência do projeto e novamente comanda a equipe à beira da quadra.

Elisabeth Suniga

Leandrinho, ex-Joinville, é uma das caras mais conhecidas do Santo André. Foto: Elisabeth Suniga

Equipe de Santo André que joga em São Bernardo do Campo

Apesar da franquia ser ligado ao Santo André, a equipe não atua literalmente ‘em casa’. Os jogos são mandados no Ginásio Adib Moisés Dib, em São Bernardo do Campo (SP), cidade-vizinha a aproximadamente cinco quilômetros.

Lembre dele?

Leandrinho, ex-Joinville, é uma das caras mais conhecidas do Santo André. O ala, inclusive, vestia as cores do Tricolor naquela decisão da Liga em 2012, contra o Orlândia/Intelli. Hoje no outro lado, o jogador de 39 anos tem quatro gols até agora na competição.

Leandrinho defendeu o Joinville em duas temporadas: 2012 e 2013.

Homem Gol

O ala Thiago Cabeça é o principal goleador do time paulista. Aos 31 anos, o jogador tem sete gols marcados em 11 jogos até agora na LNF.

Campanha na 1ª Fase

No Grupo A da competição (único com sete times), o Santo André/Intelli se classificou com a 11ª melhor campanha geral. O time terminou em 4º lugar em sua chave, com 50% de aproveitamento. Foram cinco vitórias, três empates e quatro derrotas em 12 partidas, somando 18 pontos. Além disso, a equipe marcou 30 gols e sofreu 20, terminando com um saldo positivo de 10.

ABR Fotos

Thiago Cabeça é o artilheiro do time paulista. Foto: ABR Fotos

Forte em casa, devendo fora

O Santo André Intelli vive momentos distintos dentro da Liga Nacional. Em casa, a equipe está invicta. São cinco vitórias e um empate. Entretanto, como visitante, ainda não sabe o que é vencer. Foram quatro derrotas e dois empates até agora.

Divulgação Intelli Santo André

Equipe esse ano atua em São Bernardo do Campo. Foto: Divulgação Intelli Santo André