Dioço Pinto

Portugal e Espanha irão se enfrentar duas vezes em dezembro. Foto: Dioço Pinto

A Seleção Nacional de futsal viajou esta quinta-feira para Málaga, onde já se encontra para jogar nos próximos dias 18 e 19 de dezembro (sábado e domingo), diante da sua rival espanhola. A Equipe das Quinas iniciou os trabalhos na segunda-feira em Rio Maior e cumprirá mais três treinos em no palco das partidas – o no Pabellón Deportivo Municipal Rubén Ruzafa, em Rincón de la Victoria (Málaga).

Afonso soma 23 internacionalizações AA e tem mais 30 nos escalões abaixo (22 nos sub-21 e oito nos sub-19), num total de 53. Foi o segundo jogador mais jovem a vestir a principal Camisola das Quinas (a seguir a Ricardinho) e depois da presença no Mundial, o jogador que completará o seu 24.º aniversário a 6 de janeiro de 2022 destaca a importância do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo destes anos.

“O trabalho nas seleções não é feito por acaso e tem vindo a dar frutos. Acho que nós, os mais jovens, e as gerações que vêm aí têm muita sorte e muitas oportunidades de perceber aquilo que a Seleção portuguesa é, porque desde cedo têm estágios, os treinos, percebem os processos e fica mais fácil integrar um dia a Seleção A, se fizerem o percurso certo. É sempre um orgulho ser chamado – seja à Seleção A, seja às camadas jovens -, e nós temos de ver como uma oportunidade que temos de agarrar e de aproveitar ao máximo, porque o nosso objetivo é estar na Seleção A, é, depois, conquistar os títulos que todos desejamos e felizmente conseguimos alcançar dois títulos importantíssimos para as seleções e para Portugal, mas nada disso aparece no dia da final.

Esse trabalho é feito já há muito tempo, por muitas gerações. Há um trabalho, um processo feito em todos escalões e que começa a dar frutos agora. É importante e aumenta-nos a responsabilidade para todas as competições, para todos os jogos e para todos os estágios que venham. Nós encaramos ainda com mais responsabilidade e ainda com mais competência, porque Portugal quando entra numa competição ou num jogo, amigável que seja, ou mesmo quando tem um estágio é uma seleção muito mais respeitada. É uma Seleção com muito valor, com jogadores com muita qualidade. É importante sabermos a nossa qualidade, mas é igualmente importante sabermos que temos de continuar a trabalhar para voltarmos um dia a conquistar esses objetivos.”

O fixo/ala que pode chegar às 25 caso alinhe nas duas próximas partidas considera que mais importante que o número redondo é poder estar entre os escolhidos.

“Tem um significado especial. Não pelo número, mas tem um significado especial por estar aqui neste espaço, por voltar a sentir a confiança no mister, por voltar a partilhar este espaço com os atletas… Acho que é sempre muito bom, dá-nos muita motivação e muita alegria estar aqui neste espaço que é de excelência máxima.”

Todos os jogadores têm a ambição de voltar a marcar presença numa fase final e sendo este o último momento competitivo antes de Jorge Braz revelar os eleitos para a fase final, o fpf.pt quis perceber como está a sentir o grupo este momento. Afonso foi campeão do Mundo e não esconde que também quer estar naquele que será o seu primeiro Europeu. No entanto, destaca este momento como uma oportunidade num grupo em que destaca o espírito existente.

“Acima de tudo, todos os que aqui estão ambicionam, como é óbvio, estar no Campeonato da Europa. Todos trabalhamos para atingir esse objetivo, mas acima de tudo trabalhamos em prol da Seleção. Trabalhamos em prol de um bem maior, que é podermos alcançar esse objetivo do Campeonato da Europa, como já foi feito anteriormente. Portanto, os estágios são encarados sempre com muito respeito, porque nós fomos os escolhidos pelo mister, sabendo que poderia estar alguém no nosso lugar. Temos de encarar esta chamada como uma oportunidade. Temos de dar o nosso melhor, tentar ao máximo evoluir e melhorar o nosso processo, sabendo aquilo que acho que é visível para toda a gente: que neste espaço a convivência é de excelência também. É incrível a forma como nos damos uns com os outros e isso facilita em muito aquilo que é o nosso trabalho e os objetivos que queremos alcançar.”

O histórico diante de Espanha não é favorável às cores lusas (Portugal venceu apenas três partidas – um jogo de preparação em Salamanca, em 2005, na final do Euro-2018 e nos quartos de final do Mundial-2021 [clique aqui para consultar o histórico com Espanha], e Afonso não espera facilidades.

“Trata-se de uma Seleção com muita história, com muita qualidade – com jogadores de muita qualidade, muito organizada, que a qualquer momento nos pode surpreender e por isso nós temos de estar muito alerta e muito bem preparados. Termos ganho no Mundial, não significa minimamente que isso nos vai dar alguma vantagem para jogar estes dois jogos de preparação ou até um possível jogo no Europeu. Temos de encarar o jogo com a mesma responsabilidade, sabendo que temos as nossas armas e que temos o nosso trabalho, mas que do outro lado também está uma Seleção com muito valor, com jogadores de muita qualidade, muito organizada. Vão ser dois jogos muito bons, de muita qualidade e muito renhidos.”

Preparação para o Euro-2022

As duas partidas servem os interesses de preparação de ambas as seleção que vão disputar o Campeonato da Europa, Países Baixos 2022, que se disputa entre 19 de janeiro e 6 de fevereiro. Portugal integra o Grupo A juntamente com as seleções de Sérvia, Países Baixos e Ucrânia. A seleção espanhola disputa o Grupo D, juntamente com a Bósnia Herzegovina, o Azerbaijão e a Geórgia.

No passado mês de novembro a Equipa das Quinas jogou nos Países Baixos as suas primeiras partidas de preparação para o Euro-2022, vencendo por 3-0 e 5-3. Confira a lista:

Goleiros: André Sousa (SL Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas);

Fixos: André Coelho (FC Barcelona), João Matos (Sporting CP) e Nilson (SL Benfica);

Fixo/ala: Afonso (SL Benfica);

Alas: Bruno Coelho (Napoli Futsal), Mário Freitas (AD Fundão), Miguel Ângelo (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP) e Tiago Brito (SC Braga/AAUM);

Universais: Erick (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SC Braga/AAUM);

Pivôs: Cardinal (Sporting CP) e Zicky (Sporting CP).