Ginásio vazio, sem treinos no local. Essa tem sido a realidade da Intelli Tempersul nos últimos meses. Com a pandemia por conta do novo coronavírus, a maioria dos atletas está nas suas cidades e cuida da parte física como dá enquanto a situação não melhora. Além de correr atrás do tempo perdido quando tudo voltar ao normal, na preparação para a temporada que promete, jogadores e comissão técnica terão que se adaptar a outra situação: as mudanças das regras na modalidade.

Foto João Paulo Tilio

Jogadores e comissão técnica estão com saudades de ver o Ginásio Alaor Ferrari lotado. Foto: Foto João Paulo Tilio

A Fifa divulgou nesta semana 15 alterações nas regras do esporte. Como toda mudança gera discussão, algumas delas agradaram ao técnico Bruno Silva, mas tem uma regra que, para ele, ainda vai dar muito o que falar.

– As mudanças são necessárias, embora não façam tanta diferença para quem está em quadra. A que mais me agradou é em relação à saída de bola com os goleiros. Agora, os atletas poderão receber a bola do arqueiro dentro da própria área. Isso agiliza o jogo. Assim é possível adiantar a marcação. Mas tem uma regra que acho que não ajuda. A que fala das substituições, em que apenas cinco atletas poderão estar em aquecimento durante a alteração.

Essa mudança na regra foi testada durante a Laranjeiras Cup, competição de pré-temporada disputada pela Intelli Tempersul neste ano. O torneio foi realizado no final de fevereiro, em Laranjeiras do Sul, no Paraná.

– É muito confuso para quem assiste e para quem está no banco de reservas. Os jogadores já estão acostumados com a forma antiga. Agora é um tal de levanta e senta no banco para nada.

Foto Carlos Volpi

Nova regra impõe aquecimento de cinco substitutos, ao mesmo tempo, no banco de reservas. Foto: Foto Carlos Volpi

Aos 31 anos, Velloso é um dos atletas mais experientes do elenco atual. Já são 13 anos de carreira profissional embaixo das traves. Nesta temporada, ele chegou ao time da Nova Alta Paulista com a experiência trazida do São Carlos. Para o arqueiro, algumas outras alterações poderiam ser feitas pela FIFA para que o futsal fosse mais difundido.

– A gente que está no futsal há muito tempo sabe que outras medidas poderiam ser tomadas pela entidade, como por exemplo, a profissionalização do esporte. O futsal hoje é um esporte amador. É difícil para o atleta viver apenas do futsal. Ainda mais agora, com essa pandemia, muitas equipes perderam seus patrocinadores. Mas a gente torce para que as coisas melhorem.

Para o goleiro, algumas mudanças vão beneficiar o jogo, que muitas vezes é decidido nos mínimos detalhes, nos últimos segundos. Assim, o término de cada tempo não ser dado mais pelo árbitro, e sim pelo cronometrista, deverá evitar muitas polêmicas.

– Para mim, essa foi uma das principais mudanças. Durante a partida, o árbitro é muito pressionado. Às vezes, o gol sai no último segundo e fica aquela dúvida se o árbitro encerrou, ou não, o jogo antes da bola entrar. Com o cronometrista terminando a partida, essa responsabilidade passa a ser dele.

Intelli Divulgação

Velloso é uma das novidades para a temporada no time da Nova Alta Paulista. Foto: Intelli Divulgação