O bicampeonato da Taça Brasil, na semana passada, foi o primeiro título da temporada do Leoas da Serra. A vitória de virada por 5 a 3 sobre o Taboão da Serra teve o destaque da Amandinha, que fez dois gols na decisão e terminou como artilheira da competição com nove tentos.

A jogadora, que no início do ano foi eleita pela sétima vez seguida a melhor do mundo no futsal, considera a conquista importante para a sequência do ano, para as metas da equipe e até das individuais, mesmo que não sejam o foco principal.

“É uma conquista e tanto. A gente tinha bastante gana de vencer, principalmente por como é a competição, mas tem muita coisa pela frente ainda, muitas competições. Esse título nos dá cada vez mais credibilidade. Eu não paro muito para pensar no individual. Acho que acontece naturalmente, mediante as conquistas coletivas. Estamos sempre nos cobrando. Quando estamos no topo, os títulos individuais acontecem. Para mim é importante, mas o mais importante são os títulos da equipe” falou.

Por sete temporadas seguidas como a melhor do mundo no futsal, é inevitável que Amandinha chame atenção de outros times da sua modalidade, mas também de grandes clubes no futebol de campo.

“Tenho convites para ir para o futebol de campo. Alguns clubes de peso já me convidaram, e dá uma balançada, mas o futsal é o que tem o meu coração, o que tem meu amor. Já pensei no desafio de jogar, até pela crescente da modalidade, de todo apoio. O meu sonho é que esse apoio venha para o futsal também.”

Maurício Moreira

Amandinha comemora título da Taça Brasil de Futsal. Foto: Maurício Moreira

O time da Serra catarinense passou por uma reformulação nesta temporada. Cerca de cinco atletas saíram para times da Europa, e a melhor do mundo também recebeu propostas para mudar de equipe.

“Eles não me deixam ir embora, ficam me amarrando (rs). Acontecem as propostas, mas sempre coloco na balança o que eu tenho aqui com o que posso ganhar fora. Nunca despertou no meu coração de ser um desafio sair, não é algo que eu descarte, porque pode acontecer. Mas sou movida pela minha felicidade. Enquanto eu estiver feliz, levando o nome da modalidade para cima, carregando por ser, de certa forma, uma linha de frente, vou fazer da melhor forma para todos que esperam muito de mim.”

“Tenho muito claro na minha mente o meu merecimento, de tudo que eu faço para chegar onde eu cheguei. Enquanto eu estiver feliz, lutando pelos objetivos da equipe e o meu pessoal, espero que a gente esteja chegando no topo e conquistando tudo que for possível.”

Fom Conradi

A melhor do mundo defende o Leoas desde 2017. Foto: Fom Conradi

Com os novos esportes nos Jogos de Tóquio, a discussão da inserção do futsal nas Olimpíadas voltou a ser debatida, e como o sonho da maioria dos atletas, Amandinha visa defender as cores do Brasil no futsal olímpico.

“O futsal deveria sim ser Olímpico. Infelizmente, a gente não tem esse esporte, que é muito praticado no mundo inteiro. Seria um sonho e um marco histórico, até pela grandiosidade. Representar o Brasil nas Olimpíadas seria o maior sonho da minha carreira. Ficamos no aguardo” completou.

Naiara Gresta/ CBFS

Amandinha em partida do Brasil contra a Argentina pela Copa América. Foto: Naiara Gresta/ CBFS