O reinado segue absoluto e agora com uma estrela a mais. Pelo sexto ano seguido, a brasileira Amandinha foi eleita a melhor jogadora de futsal do mundo. A eleição anual, chamada de Umbro Futsal Awards, é realizada através do site especializado Futsal Planet. Jogadoras como a espanhola Anita Luján, a portuguesa Ana Fifó e as brasileiras Renatinha, Luana e Débora Miúda concorreram com Amandinha.

No masculino, o brasileiro Ferrão também conquistou como o melhor do esporte na última temporada. O Brasil ainda levou outros prêmios na disputa. A seleção foi premiada como a melhor do mundo em 2019; Leo Higuita, carioca naturalizado cazaque, levou como melhor goleiro, e Leozinho, do Sorocaba, levou o prêmio de melhor jogador jovem.

Nascida no Conjunto Ceará, subúrbio de Fortaleza, Amandinha deixou sua cidade Natal ainda na adolescência para atuar no Barateiro Futsal. Foi pela equipe de Brusque-SC que a ala chegou à seleção, alcançando o status de melhor do mundo pela primeira vez em 2014.

Ricardo Artifon

Amandinha novamente foi eleita como a melhor jogadora do mundo. Foto: Ricardo Artifon

Em 2017, Amandinha foi atuar nas Leoas da Serra, sua equipe até hoje. Pelo clube de Lages-SC, ela conquistou todos os títulos possíveis, com destaque para a Libertadores da América 2018, a Copa das Campeãs 2019 e o 1º Mundial Interclubes Feminino, também em 2019.

 

Ferrão acaba com dinastia de Ricardinho

 

No prêmio de melhor jogador do mundo, o paulista Ferrão interrompeu uma sequência de cinco troféus do português Ricardinho, que sequer entrou na lista dos 10 indicados em 2019. Ferrão, pivô do Barcelona, teve como principais adversários o espanhol Adolfito e o brasileiro naturalizado italiano Alex Merlim, o Babalu.

Foto arquivo pessoal

Ferrão foi eleito o melhor jogador do planeta. Foto: Foto arquivo pessoal

Na categoria melhor seleção do ano, o Brasil desbancou Portugal, Espanha e Rússia, que fecharam o top4. Já no prêmio de melhor jogador jovem, Leozinho teve como principais adversários o espanhol Ortega e o corintiano Matheus, que ficou em terceiro.

 

Confira todos os vencedores do Futsal Planet 2019:

 

Melhor jogador: Ferrão (Brasil)

Melhor jogadora: Amandinha (Brasil)

Melhor jogador jovem: Leozinho (Brasil)

Melhor time: Barcelona (Espanha)

Melhor técnico de seleções: Jorge Braz (Portugal)

Melhor técnico de times: Andreu Alvarez (Espanha)

Melhor seleção: Brasil

Melhor árbitro: Juan Gallardo (Espanha)

Melhor goleiro: Leo Higuita (Brasil/Cazaquistão)

Melhor goleira: Silvia Outón (Espanha)