Corinthians e Joinville são duas forças do futebol e futsal brasileiro. Na Liga Nacional de Futsal 2019, a paixão das torcidas e o talento dos atletas abrem espaço também para a intensidade de dois vitoriosos treinadores: André Bié e Vander Iacovino. A missão da vez é pela classificação para as semifinais da competição.

André Bié tem forte ligação com o Corinthians. Responsável pela formação de grandes craques do futsal brasileiro, o treinador ganhou projeção nacional após assumir o elenco principal, em 2016. Na mesma temporada, ele levou o Corinthians ao inédito título da Liga Nacional e ainda concorreu ao prêmio de melhor técnico do mundo, realizado pela Revista FutsalPlanet. “Estamos em busca do bicampeonato, mas precisamos pensar primeiro em competir bem e conquistar a vaga para a próxima fase. Estamos muito focados para o próximo momento, que é o jogo deste domingo, contra o Joinville”, disse.

José Delmo Menezes Júnior

André Bié comanda o Corinthians nos desafios de 2019. Foto: José Delmo Menezes Júnior

Recentemente, Bié levou o Corinthians ao título do Campeonato Paulista, após bater o Magnus na grande decisão. A equipe também está na final da Copa do Brasil e luta pelo bicampeonato. “Sempre muito bom conquistar títulos e o paulista não é diferente. O Corinthians fez uma grande final e diante de uma belíssima equipe. O título veio em um momento muito difícil para todos nós devido ao que estamos passando, um ano muito pesado e cruel. Graças a Deus temos grandes pessoas e profissionais, que nos dão forças em nosso dia a dia, além de uma torcida que faz toda diferença”, completou.

Já o técnico Vander Iacovino, do Joinville, foi um dos grandes jogadores da história do futsal mundial. Ele trouxe toda qualidade e experiência da quadra para fora dela. Vander é bicampeão da LNF como treinador. Em 2014, levou o Sorocaba ao inédito título. Já em 2017, foi a vez de comandar o Joinville para o primeiro triunfo na maior competição de futsal do mundo. Agora, na LNF2019, o JEC busca o bicampeonato e sob o comando do treinador. “O fundamental, independentemente da competição, é sempre colocarmos em prática tudo o que a gente faz de bem. No caso dos playoffs da LNF2019, agora enfrentando o Corinthians, nos atentar às situações específicas de ataque, de marcação, das jogadas individuais e coletivas”, disse.

Vitor Kortmann

Vander Iacovino lidera o Joinville na busca pela classificação. Foto: Vitor Kortmann

Em 2017, sob o comando de Vander Iacovino, o Joinville também conquistou a Taça Brasil de Clubes e o Campeonato Catarinense. Atualmente, além das quartas de final da LNF, a equipe está na semifinal do estadual. No entanto, o foco da vez é o Corinthians. “Como foi o primeiro jogo, o segundo também será da mesma intensidade. O Corinthians certamente vai sair mais para jogar. São duas equipes bem equilibradas e com conjuntos bem ajustados”, revelou.

No jogo de ida, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), o JEC fez prevalecer o mando de quadra e saiu com a vitória por 3 a 1. A volta será no Wlamir Marques, em São Paulo (SP), neste domingo (10), às 13h30min, com transmissão do SporTV. O time catarinense tem a vantagem do empate no tempo normal para ficar com a vaga. Já o Corinthians precisa vencer no tempo normal para levar a disputa à prorrogação. Caso o jogo se encaminhe ao tempo extra, o alvinegro terá a vantagem do empate.

Quem passar de Corinthians e Joinville irá enfrentar na semifinal o ganhador do confronto entre Magnus e Campo Mourão.