O Sport Club Corinthians Paulista permanecerá com o técnico André Bié à frente da equipe de futsal do clube. Um dos responsáveis pelos títulos da equipe, o treinador também ajudou a revelar talentos nas quadras e nos gramados. Agora, irá para o quinto ano como comandante do time adulto do Corinthians.

José Delmo Menezes Júnior

André Bié segue colecionando títulos pelo Corinthians. Foto: José Delmo Menezes Júnior

Bié iniciou sua trajetória no Corinthians em 2011, como técnico das categorias sub-11 e sub-13. Um ano depois, ele passou a trabalhar com o sub-15 e no segundo semestre daquele ano assumiu a equipe sub-20.

Após ajudar na revelação de craques do futsal como Neguinho, Rocha, Alex e Douglas, além de atletas do futebol consagrados na Europa como Malcom e Gabriel Martinelli, André Bié passou a trabalhar como auxiliar técnico da equipe adulta em 2014, com Lucas Chioro e depois com Fernando Ferretti.

“Eu tive grandes professores aqui e o que mais me fez escolher trabalhar no Corinthians foi a mentalidade do clube em relação ao futsal e o quanto a modalidade é levada a sério dentro do clube”, disse.

Divulgação

André Bié esteve com o Corinthians na Tailândia em 2019. Foto: Divulgação

Após a saída de Ferretti, no meio de 2016, Bié recebeu um convite da diretoria alvinegra para assumir o comando da equipe. Então com 36 anos, o técnico achou importante ouvir o próprio elenco.

“No primeiro momento eu não falei logo com a diretoria. Primeiro eu fui falar com os jogadores mais experientes como Deives, Guitta, Índio e Vander Carioca. Eu senti uma vontade deles de serem comandados por mim também. Quando eles me deram apoio eu não tive mais dúvidas porque também ganhei o respaldo dos mais experientes. Eu sou muito grato, tenho um amor grande porque eles foram muito importantes na minha decisão”, revelou.

A decisão se mostrou um sucesso. Com o respaldo dos experientes e o conhecimento sobre as revelações Leandro Lino, Rocha, Marcel e Arthur, o treinador levou o Corinthians ao título da tão sonhada Liga Nacional de Futsal e também da Liga Paulista logo em seus primeiros meses como treinador.

“Havia uma sinergia e uma empatia muito grande entre os jogadores. Os mais jovens sendo apoiados pelos experientes e os experientes sendo espelho para os jovens. Foi isso o que nos deu o título da Liga (Nacional). Falávamos muito de passo a passo, treino a treino e jogo a jogo. Aquela equipe mereceu a conquista”, afirmou.

Além dos títulos de 2016, Bié esteve à frente da equipe que ganhou em 2018 a Liga Paulista de Futsal e a Copa do Brasil, e em 2019 a Supercopa, o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Para manter a equipe como uma das mais fortes do mundo, o treinador fala sobre sua forma de lidar com atletas e sua comissão técnica.

Rodrigo Coca

Recentemente, Corinthians conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil. Foto: Rodrigo Coca

“O mais importante para um treinador é saber a pior verdade do que a melhor mentira. É ser compreendido e compreender. O ambiente é essencial para as conquistas aparecerem, eu trabalho com lealdade, comprometimento, disciplina. Sou amigo, treinador e verdadeiro. A verdade pode ser dita de forma individual e transpassada de forma coletiva. Eles podem contar comigo em todos os momentos e a verdade sempre deve estar à tona”, disse.

Para a próxima temporada, o treinador falou sobre quais serão as características do Corinthians nas quadras em 2020. “A torcida pode esperar um time comprometido, disciplinado, com a cara do Corinthians, muito organizado e muito competitivo”, comentou.

“Eu falo que devemos ter o merecimento da vitória e isso eu vejo. Eles sabem onde estão, como serão cobrados e o que me desperta é o brilho no olhar. Eu como treinador, minha comissão técnica e meus jogadores estamos pelo prazer de estarmos aqui e por representar esse clube gigantesco que é o Corinthians”, revelou Bié.

Antes do fim da temporada, o Corinthians disputará as semifinais da Liga Paulista na próxima semana. Na próxima terça-feira (10), o alvinegro enfrenta o Santo André pelo jogo de ida no Ginásio Wlamir Marques, às 20h. A partida da volta será na quinta-feira (12), às 21h, no ABC Paulista. Os dois jogos serão transmitidos pelo BandSports.