FIFA

Time da casa acabou derrotado, mas saiu satisfeito. Foto: FIFA

Alívio, tensão, alegria, decepção, orgulho – certamente foi uma montanha-russa de emoções para os lituanos na primeira rodada desta Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Foi, de fato, um dia de estreias para o país: o primeiro dia em que sediou um torneio da FIFA e viu uma de suas seleções principais jogar em qualquer competição importante.

Os anfitriões não tiveram um início de sonho, porém, perdendo por 2-1 para a Venezuela. Por um momento após o apito final, a arena em Kaunas ficou em silêncio, com jogadores lituanos perturbados. Mas logo após o aplauso começou e rapidamente ficou mais alto e mais alto, com os jogadores também voltando da mesma forma.

Sonho da copa do mundo

Apropriadamente, o capitão Justinas Zagurskas marcou o primeiro gol da Lituânia na Copa do Mundo de Futsal, mas preferiu se concentrar no resultado final: “Foi ótimo apenas por um momento, mas não valeu muito depois de 40 minutos.” Ele reconheceu, no entanto, que a estreia foi inesquecível.

“Esperávamos por este jogo há muito, muito tempo”, disse Zagurskas. “Quer seja jogador de futebol ou de futsal, o seu sonho é jogar no Campeonato do Mundo. Este sonho tornou-se realidade hoje, embora tivéssemos adorado o resultado”.

Questionado sobre os aspectos positivos, o capitão da Lituânia destacou que a equipe superou as expectativas: “Todos nos descartaram antes deste torneio, como se fôssemos bucha de canhão. Mas mostramos que podemos competir. Apenas cometemos um erro a mais do que a Venezuela e eles ganharam.” Tanto Zagurskas quanto o técnico da Lituânia, Yevgen Ryvkin, disseram que a falta de experiência em jogos de alto nível contribuiu para isso.

“Os nossos jogadores estão em clubes semi-profissionais e não têm muitos adversários fortes ao longo do ano”, disse Ryvkin. “Mas acredito nesses caras, eles cresceram muito em pouco tempo. Acho que ainda não atingiram todo o seu potencial.”

A Lituânia ostenta uma das equipas mais jovens do torneio, com Albert Voskunovic, de 23 anos, a ter uma participação destacada no primeiro jogo. Em uma cena de desgosto, ele quase chorou ao sair do campo após o jogo, mas foi consolado por outros jogadores, especialmente o único veterano real da equipe: Arsenij Buinickij, de 36 anos.

“Fiquei muito triste”, disse Voskunovic ao FIFA.com . “Mas [Buinickij] é um jogador experiente; ele veio até mim e acalmou-me. Demos o nosso melhor e jogámos muito bem, mas não foi o suficiente e é muito decepcionante.”

Para Voskunovic, a pandemia COVID-19 quase destruiu seus sonhos. Como o torneio foi adiado, ele sofreu uma lesão de longa duração no ano passado e teve que começar do zero para voltar à forma física. O simples fato de aparecer na Copa do Mundo, portanto, representou uma vitória pessoal.

“Sofri uma lesão, recuperei-me e voltei a lesionar-me”, explicou. “Passei seis meses afastado, mas consegui voltar e acho que todos nos preparamos muito bem fisicamente para este torneio.

“Acho que mostramos ao mundo que podemos jogar futsal. Só que o adversário mostrou um pouco mais de qualidade e experiência. Não tínhamos experiência em jogos desse tipo com tanta torcida. Agora sabemos como é isso.”

Alívio após o pontapé inicial

Foi uma curva de aprendizado e um momento de orgulho não apenas para os jogadores, mas para todos os envolvidos: o culminar de muito trabalho para muitas pessoas. Há cinco anos, quando a Lituânia apresentou uma candidatura para este torneio, poucos acreditavam que seria possível. Mas apesar de vários desafios, sendo a pandemia o mais notável, o sonho tornou-se realidade.

“É uma sensação de alívio e libertação”, admitiu o presidente da Federação Lituana de Futebol, Tomas Danilevicius, enquanto conversava brevemente com o FIFA.com sobre a primeira rodada. “Estávamos nos preparando há vários anos e havia muitas dúvidas – tivemos de adiar o torneio por um ano e havia detalhes a refinar até o último minuto. Mas agora parece que um peso foi tirado de nossas costas.”

Danilevicius teve o prazer de receber a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, que participou dos jogos da primeira jornada em Vilnius e Kaunas. “Nós realmente valorizamos a confiança e atenção demonstrada pela FIFA”, disse ele. “Afinal, a Copa do Mundo de Futsal da FIFA é assistida por quase 200 países em todo o mundo e milhões de pessoas. É como a janela da Lituânia para o mundo. Muitas pessoas podem descobrir mais sobre este pequeno país e onde ele está no mapa.”

A Lituânia ainda estará no mapa por um tempo. A Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 ™ acaba de começar e vai divertir os torcedores até a final, no dia 3 de outubro.