Nesse período de quarentena devido à pandemia do COVID-19, os atletas do São José Futsal continuam os treinamentos físicos em suas casas com as instruções passadas pelo clube.

Apesar de não ser possível treinar a parte técnica e tática, os atletas seguem trabalhando diariamente com os treinos passados pelo preparador físico Firma. Com isso eles conseguem manter seu condicionamento físico adquirido na pré temporada que ocorreu desde o começo de fevereiro.

‘’Pensávamos, no início da pandemia, que essa quarentena não se estenderia por mais tempo do que o previsto. Passamos aos atletas o que poderiam fazer em casa para manterem o mínimo de condicionamento e não retornarem defasados. O período se estendeu e, com isso, começamos a pensar e planejar o que poderemos fazer para otimizar, em um curto período, esse condicionamento assim que retornarem abrangendo a parte técnica e tática.’’

Assim os atletas seguem os exercícios impostos pelo departamento físico do clube para tentar amenizar a perda do condicionamento físico que tinham adquirido ao longo da pré temporada. Essas atividades diárias vão permitir que a equipe foque mais na parte técnica e tática, ao retornarem as atividades normais. Para Jeffinho, fixo/ala do São José, é possível manter a parte física aprimorada mesmo longe das quadras:

‘’Apesar de nada poder substituir os treinamentos diários no clube, com todos os profissionais e condições envolvidas, estou conseguindo fazer bastante exercício em casa nesse isolamento, como corridas na areia, exercícios de Core e outros mais para não deixar o condicionamento físico cair.’’ Sobre o desempenho na volta aos treinos após esse período, Jeffinho completou:

‘’Não só nós, mas acredito que todos os clubes serão afetados na volta. Cabe a nós nos dedicarmos depois que passar essa crise mundial para conseguirmos retomar os treinamentos e o entrosamento como eles estavam antes dessa parada.’’

Assessoria São José

Jogadores do São José em adaptação a treinos diferentes durante a pandemia. Foto: Assessoria São José