Bagé, Vander, Lavoisier, Serginho, Choco, Manoel Tobias, Fininho, Vinicius, Lenisio, Falcão e tantos outros craques que vestiram a camisa amarela da Seleção Brasileira têm um ponto em comum além das conquistas dentro de quadra. Todos eles comungam de uma esperança que nutre a atual geração e certamente as futuras: ver o futsal se tornar esporte Olímpico.

Por isso, a LNF, este mês, fez parte da campanha #FutsalnasOlimpíadas, que contou com a participação de entidades, federações e personalidades do esporte. Para quem atualmente vive da modalidade, a sensação é que o passo dado é importante, mas que a caminhada é longa.

João Duarte

Pixote é o capitão do Tubarão na temporada. Foto: João Duarte

“Eu achei uma bela iniciativa. O futsal nas Olimpíadas é algo que só vamos conseguir se nos unirmos. O futsal precisa disso, é um dos esportes mais praticados do mundo e precisamos chegar nas Olimpíadas. Acredito que vá agregar muita coisa na nossa modalidade, vamos avançar muito a partir daí”, projeta Pixote, do Tubarão. Campeão com a amarelinha, o experiente goleiro Tiago, do Atlântico, vai além.

“Mais do que campanhas, precisamos de mais ações. Todos nós salonistas temos o sonho do futsal se tornar olímpico, mas estamos fazendo algo diferente do que já foi feito para que isso aconteça? Continuo com a esperança da inclusão do nosso esporte, mas a “mudança” que estamos esperando depois dessa confirmação no programa olímpico está mais nas nossas mãos, com administração e organização melhores por parte de todos que comandam nosso esporte, assim como de nós, atletas, estarmos dispostos a um maior profissionalismo e envolvimento com o crescimento contínuo da “marca” FUTSAL. Depois disso tudo, teremos mais argumentos para “vendermos” melhor o nosso esporte, para aumentarmos nossa visibilidade, e assim, conseguirmos os melhores patrocinadores!”

Sávio James

Tiago defende o Atlântico na LNF 2021. Foto: Sávio James

É notório o envolvimento de quem ama o futsal até que o esporte integre o calendário do COI. Seria algo recompensador por todos aqueles que lutaram por isso e que não provarão desse gosto, se um dia ele chegar. Para quem está há anos nessa esperança, só tocar no assunto significa algo especial.

“Eu chego até a me arrepiar porque é o sonho da nossa modalidade um dia fazer parte dos jogos olímpicos. Eu lembro que desde o Pan do Brasil em 2007 estamos nessa campanha. E todo ano entra um esporte diferente e a gente, mesmo sendo o mais praticado no país, não temos essa força. Estamos tentando nos reerguer com essa campanha. Para o nosso futsal seria muito importante esse reconhecimento. O jogador que vestir a camisa da Seleção Brasileira em uma Olimpíada ia se sentir muito honrado”, se emociona Valdin, da Assoeva.

Roni Muller

Valdin é o craque da Assoeva. Foto: Roni Muller

A Seleção Brasileira está em fase de preparação para a disputa da Copa do Mundo de Futsal, que acontecerá a partir de 12 de setembro na Lituânia. A LNF está com a competição pausada, por conta do Mundial, somente cumprindo os jogos remarcados do Umuarama, devido ao acidente ocorrido com a delegação.