LNFS

O Barça vai jogar a final de 2021 da UEFA Futsal Champions League, em Zadar, contra o Sporting. Foto: LNFS

O Barça encara o Sporting CP na grande final da UEFA Futsal Champions League esta segunda-feira, no Krešimir Ćosić Arena, em Zadar (Croácia). Os catalães aspiram a revalidar o título conquistado na temporada 2020 e somar sua quarta Liga dos Campeões, enquanto a equipe de Lisboa buscará seu segundo título europeu após se proclamar campeã em 2019. Os dois últimos campeões europeus, frente a frente pelo título continental.  O jogo será às 15h no Brasil e tem transmissão da ESPN.

Em 11 de outubro, o Barça levantou a terceira Liga dos Campeões da história do setor no Palau. E menos de sete meses depois, ele volta para repetir a final. Será o quinto da história do troço, que até agora ganhou três (Lleida 2012, Baku 2014 e Barcelona 2020) e perdeu uma (Lisboa 2015). É uma oportunidade única de fazer história. Coisas da pandemia. Nenhum clube ganhou dois campeões no mesmo percurso natural. O Barça está a 40 minutos de alcançá-lo após eliminar Dobovec e Kairat.

Para o rival Sporting Club de Portugal, será também a quinta final (quarta nas últimas 5 temporadas) da Liga dos Campeões com saldo oposto ao do Barça: 1 vitória (2019), e três derrotas (2011, 2015 e 2018). Os homens de Nuno Dias são uma das equipas mais aptas do continente. Um elenco repleto de craques como o goleiro Guitta e os jogadores Merlim, Taynan, João Matos, Erick e Cavinato. Os portugueses eliminaram KPRF e Inter nesta final 8. Além disso, recuperam o pivô brasileiro Rocha, após cumprir sua penalidade por acumular cartões.

Na tarde deste domingo, o capitão Sergio Lozano e o goleiro Miquel Feixas chegaram a Zadar para se juntar à delegação às portas da final. Ambos participaram dos treinos da tarde à margem da equipa e serão dois suportes morais essenciais para um grupo que está mais unido do que nunca para tentar levantar aquela que viria a ser a quarta Taça Europeia da história do futsal do Barça.

Embora seja a primeira final entre os dois, Barça e Sporting se enfrentaram duas vezes nas semifinais com a vitória do Barça: 5-1 em 2012 em Lleida (com um ‘duplo’ de Wilde e um gol de Javi Rodríguez, Igor e Ari) e 5- 3 em Lisboa em 2015 (Dyego, Bateria, Paco Sedano e dois outros da Wilde). A equipa portuguesa conta agora com 45 jogos sem perder em todas as competições. Depois de encerrar a fase regular da Liga Placard (portuguesa) com 27 vitórias e três empates, agora aguarda o Portimonense nas quartas de final.