LNFS

Gallo, do Levante UD FS, luta pela bola com Ferrão e Dyego, do Barça. Foto: LNFS

O Barça venceu o Levante UD FS na segunda partida da Final do Play Off da Liga (3-4). As do Andreu Plaza bateram os granotas em casa, forçando a terceira e última partida da Final da Liga. A eliminatória volta ao Palau Blaugrana onde, a partir das 20h00 desta quarta-feira, será decidido o Campeão da Liga Nacional de Futsal desta temporada. Javier Lozano, presidente da Liga Nacional de Futsal, esteve presente no camarote de autoridades do Município de Paterna.

O Municipal de Paterna acolheu o Tribunal Azul da Liga Nacional de Futsal por ocasião da segunda partida da Final do Play Off para o título da Liga da Primeira Divisão entre o Levante UD FS e o Barça. Um jogo com muito em jogo que começou sem um claro dominador nos compassos de abertura. Rafa Usín, aos três minutos, protagonizou o primeiro arremate por cima do gol de Dídac Plana após uma falta. Apesar disso, foram os comandados de Andreu Plaza que fizeram as abordagens mais perigosas através da figura da Esquerdinha. O pivô da Rússia estava prestes a abrir o placar com um chute de calcanhar que acertou a trave do gol ocupado por Fede. Um minuto depois, foi Marc Tolrà quem negou o gol aos visitantes, ao cortar com maestria o chute perigoso de Esquerdinha a Adolfo.

Com o segundo ponto da Grande Final em jogo, o Levante UD FS respondeu às iniciativas do Barça com uma grande triangulação entre Rafa Usín, Maxi Rescia e Pedro Toro, que terminou com a aparição de Dídac Plana para travar o remate do centro de Cádiz. Com o passar dos minutos, o jogo foi caindo no ritmo. Com isso, as chances de gol não pararam em 40×20. Ferrão apareceu na segunda partida da Final para ficar prestes a cruzar a linha do equador do primeiro tempo no baluarte ofensivo do Barça no ataque com duas boas abordagens à baliza de um Levante UD FS que começou a sofrer com a presença do pivô de Chapecó na pista. A cinco minutos do intervalo, o time catalão aproveitou no placar. Um jogo de estratégia na saída de um escanteio de Marcenio permitiu a Dyego alojar a bola para o elenco do gol ocupado por Fede com um belo chute de perna direita. Nos minutos finais do primeiro período, Dídac Plana na subida para o ataque tentou a sorte com um remate potente que saiu alto.

Assim que começou a segunda parte, o Levante UD FS quase conseguiu o empate numa grande jogada, onde Maxi Rescia bateu da frente à esquerda a poucos centímetros da baliza ocupada por Dídac Plana. Imediatamente, Aicardo, que será dispensado do Barça no final da temporada, tentou a sorte, mas Fede encurtou o espaço muito rapidamente para evitar o segundo gol do Barça. Ao contrário do primeiro tempo, as duas equipes tiveram chances claras desde o apito inicial. Na troca de ocasiões, Pedro Toro, para o Levante UD FS, enquanto Dyego, para o Barça. Na troca de oportunidades de golo, o Levante UD FS empatou aos vinte e três minutos de jogo. Gallo, numa conexão com Esteban localizado no pivô, igualou o placar na Pista Azul do Municipal de Paterna com um remate seco imparável para Dídac Plana. Minutos depois, Aicardo, na resposta, buscou colocar o Barça novamente na frente no placar com um chute rasteiro que Fede desviou na cobrança de escanteio.

Dyego, com chute após jogada na lateral, e Pedro Toro, após cobrança de falta, deram continuidade às chances nas duas áreas. Gallo, autor do primeiro gol do Levante UD FS, entrou no ataque com uma nova oportunidade em forma de remate que Dídac Plana travou com alguns problemas. No entanto, Esteban, o maior goleador do Levantino, teve a chance mais clara com um chute defendido pelo goleiro do Barça. O passar dos minutos não alterou a evolução do jogo marcado por constantes oportunidades de golo. Enquanto Pedro Toro batia na trave de Dídac Plana para o Levante UD FS, a equipa visitante, através de Dyego, rematou para a baliza, senão Fede.

Outra grande defesa de Dídac Plana, a seis do final, impediu que o chute de Roger acabasse na rede. Rafa Usín também se juntou com um acerto com o pé esquerdo em alguns momentos onde o Levante UD FS apertou em busca da vitória. No entanto, quando os locais estavam melhores, Dyego apareceu e depois de roubar a bola de Rivillos para se livrar de Fede para marcar um a dois. Com o Levante UD FS arriscando com goleiro, André Coelho aproximou seu time do terceiro jogo da final do Play Off ao marcar de seu próprio campo e sem goleiro o terceiro dos Blaugranas na partida. Outra recuperação do Barça levou à recuperação da bola desta vez por Marcenio para marcar o quarto. Em seguida, Mario Rivillos e Rafa Usín reduziram a desvantagem para apenas um gol em duas boas ações de cinco do Levante UD FS. No entanto, sem tempo para mais, o Barça levou a vitória e o ponto que serve para igualar o empate.

LNFS

Javier Lozano, presidente da Liga Nacional de Futsal, esteve presente no camarote de autoridades do Município de Paterna. Foto: LNFS