LNFS

Os jogadores do Barça se abraçam após um gol. Foto: LNFS

Quatro novos títulos decoram as vitrines do Can Barça depois de um percurso avassalador tanto na Espanha quanto na Europa. O novo ciclo com Jesús Velasco no comando está prestes a culminar com títulos completos, algo que só foi impedido pela surpreendente ala do BeSoccer CD UMA Antequera na SM El Rey Cup. Os andaluzes também tiveram motivos para comemorar com a Subida, embora a passagem direta para a elite tenha caído nas mãos de um Noia Portus Apostoli que vai estrear na Primeira Divisão no próximo ano.

Ano dourado do Barça sobrevive aos pênaltis na Supercopa da Espanha

Depois de uma primeira rodada de domínio do Barça na Liga Nacional de Futsal e duas primeiras fases da UEFA Futsal Champions League que foram facilmente superadas, o primeiro evento com um título em jogo aconteceu em fevereiro. A Supercopa da Espanha contou com o Barça (Campeão da última Liga); Inter FS (último Campeão da Taça de Espanha e Taça SM El Rey); ElPozo Murcia Costa Cálida (Campeão da Liga regular anterior) e Palma Futsal (Vencedor da mesma Liga regular) num fim-de-semana sem paragens no Palacio de Deportes de Jerez. A boa forma dos torcedores do Barcelona se refletiu em uma semifinal séria em que conseguiram vencer os torcedores do Inter por 3 a 1,

O Palma Futsal estava prestes a dar forma a um feito completo, já que a glória na Grande Final lhes deu as costas no último momento. Depois de um placar apertado ao longo do tempo regulamentar, a prorrogação decisiva foi alcançada com 1-1 no placar. Na prorrogação, um gol de Mancuso permitiu aos ilhéus saborear a glória, mas apenas um minuto depois Adolfo empatou a partida com o 2 a 2 que levou o duelo aos pênaltis. Pito converteu o pênalti máximo que levou ao primeiro alirón culé da temporada, aproveitando um erro no chute de Cainan que deixou o título ao alcance.

LNFS

Final do filme para a Copa da Espanha

A mudança de mês entre março e abril deu destaque absoluto a uma Copa da Espanha que também foi tingida com o Barça, embora da maneira mais inesperada. Barça e ElPozo Murcia Costa Cálida se enfrentaram em um duelo definitivo entre figuras históricas que encerrou quatro intensas jornadas de futsal na Olivo Arena em Jaén, que reuniu os oito melhores clubes da época de acordo com a tabela classificativa. Os dois velhos conhecidos, porém, realizaram um desfecho inédito que derrotou os futsaleros na disputa de pênaltis para a história do esporte. Uma partida muito tensa ao pé da pista levou ao empate por 2 a 2 no final dos 40 minutos, dando origem a uma nova prorrogação em que os catalães marcaram primeiro por Adolfo, mas uma resposta imediata de Darío direcionou os jogadores para o fatídico ponto para finalmente desequilibrar o 3-3 prevalecente. A chave do torneio veio neste momento, e é que a equipe murciana explodiu de alegria quando Juanjo defendeu um pênalti de Pito que teria sido definitivo, mas as câmeras confirmaram que o goleiro estava à frente da linha de gol no momento o lançamento. Dada a incredulidade do presunto, o remate teve de ser repetido, em que Pito conseguiu marcar e deu asas a alguns adeptos do Barcelona que acabaram por levantar o troféu. mas as câmeras confirmaram que o goleiro estava à frente da linha de gol no momento do lançamento. Dada a incredulidade do presunto, o remate teve de ser repetido, em que Pito conseguiu marcar e deu asas a alguns adeptos do Barcelona que acabaram por levantar o troféu. mas as câmeras confirmaram que o goleiro estava à frente da linha de gol no momento do lançamento. Dada a incredulidade do presunto, o remate teve de ser repetido, em que Pito conseguiu marcar e deu asas a alguns adeptos do Barcelona que acabaram por levantar o troféu.

Nesse caminho, o Barça teve que superar um teste apressado contra Jimbee Cartagena nas quartas de final, administrando entre curtas distâncias até se distanciar do definitivo 3 a 1 nas etapas finais. Muito mais exaustivo foi o seu exame nas meias-finais, em que teve de realizar uma reviravolta contra o relógio contra um Inter FS que começou rápido, assumindo a liderança por 3-1 no placar. O culé do segundo tempo, porém, fez jus ao que era exigido e a equipe conseguiu virar o resultado até o 4 a 6, o que abriu as portas para a final da Copa.

LNFS

O trono europeu é mais uma vez culé

O Barça mostrou mão de ferro em todo o continente desde as primeiras semanas da temporada e conquistou o tão esperado prêmio após doze meses buscando vingança pela final perdida em 2021. Ronda principal do torneio, dinâmica que se manteve ao longo da Ronda de Elite, plantando os blaugranes novamente numa Final Four que finalmente os levou a enfrentar as grandes potências da Europa. O ACCS Futsal – Sporting CP (com a entrada excecional dos franceses após a suspensão frente ao Tyumen) agraciou a primeira parte da tabela, enquanto o SL Benfica – Barça destacou-se na outra.

Com problemas incalculáveis, o Barça conseguiu voltar à final depois de superar uma derrota por 3 a 0 no intervalo da primeira rodada contra as ‘Águias’. O time do Barcelona levantou a voz para se firmar no duelo final, conseguindo o gol de Adolfo que encerrou sua virada na prorrogação e manteve sua reivindicação até uma final com ares de vingança. Muito menos o Sporting CP precisou de se exprimir, que se deslocou como Campeão em título à Arena de Riga (local da Final Four), para voltar a ser finalista, embora o roller culé não tenha dado qualquer opção a alguns portugueses que ficaram sobrecarregados. Um retumbante 4 a 0 devolveu o título ao Can Barça, cumprindo o objetivo principal do campo, como comentaram os próprios membros do vestiário.

LNFS

Um marco na história do BeSoccer CD UMA Antequera

A perda das três equipes campeãs da SM El Rey Cup em rodadas muito iniciais da XII edição do torneio gerou um cenário único para determinar o vencedor de 2022. ElPozo Murcia Costa Cálida caiu na primeira mudança contra Noia Portus Apostoli, enquanto na próxima rodada das oitavas de final, tanto o Inter FS quanto o Barça foram eliminados da competição. Abriu-se então o caminho para um novo membro na lista de vencedores, um novo contexto com o qual se formou uma inédita Final Four entre BeSoccer CD UMA Antequera, Industrias Santa Coloma, Viña Albali Valdepeñas e Jaén FS.

Na Arena Olivo, a loucura reinou em um final de semana de maio que entrou em um lugar privilegiado na história do Futsal. O nunca visto antes, um time da Segunda Divisão vencendo os rivais da Primeira Divisão um após o outro, chegou a limites nunca vistos antes. Já não era de surpreender que o BeSoccer CD UMA Antequera enfrentasse equipes com mais recursos, mas o espetacular torneio dos andaluzes os levou a comemorar o primeiro título de sua história em circunstâncias épicas. De jogar na categoria prata, a equipe foi em questão de dias comemorar um alirón que acumulou até cinco vítimas da categoria mais alta ao longo do caminho (Burela FS, Fútbol Emotion Zaragoza, Ribera Navarra FS, Industrias Santa Coloma e Viña Albali Valdepeñas).

LNFS

Duas subidas em caminhos muito diferentes

Noia Portus Apostoli correu para o mês de março para liquidar a primeira promoção em sua história da Primeira Divisão. Tendo apenas uma passagem direta para a elite, os galegos assinaram uma liga regular esmagadora que lhes permitiu empatar a liderança matemática com cinco dias de margem. Uma vitória sobre o CD Leganés FS em um Agustín Mourís derrubado colocou o clímax no seu percurso quase imaculado. Os números ao final dos 34 dias do calendário também refletiam isso: 82 pontos, 26 vitórias e 149 gols a favor elevaram demais o nível para o restante dos candidatos. O Peñíscola FS, seu rival mais próximo no final da temporada regular, estava 18 pontos atrás.

LNFS

O CD do BeSoccer UMA Antequera teve que trabalhar muito mais tempo para encerrar sua colossal temporada com a promoção à Primeira Divisão. Assíduos ao pódio da liga ao longo de todo o percurso, o pessoal de Antequera seguiu o caminho do Play Off ao terminar na terceira posição da classificação. Isso igualou a equipe em primeira instância com a Alzira FS nas Semifinais da Promoção e, apesar de ser a única equipe que perdeu na primeira rodada da primeira mão (3-2), conseguiu resolver sua votação crítica com um agonizante 5-3 alcançado no último minuto com um gol contra o relógio de Cobarro. A Final chamou-os contra um Atlético Benavente FS, estreante nesta altura, e a experiência Antequera, sempre vitoriosa nas Finais.

Barça completa seu ‘poker’ na LNFS

O toque final da temporada veio com a resolução de uma Liga Nacional de Futsal de uma cor clara do Barça. Depois que o favoritismo dos culé se refletiu como campeões da Liga regular a duas jornadas do fim, reafirmando a liderança que vinha vencendo desde a 5ª rodada disputada em 5 de novembro, os torcedores do Barcelona defenderam-se com maestria contra o ataque de alguns rivais desmotivados no jogo decisivo Eliminatórias fora. Os cruzamentos estrearam em formato de mão dupla nas Quartas e Semifinais, então as chances de derrubar o grande rival a vencer entraram em uma nova dimensão. Em apenas 80 minutos o empate poderia ser finalizado, então as equipes mostraram seu potencial sem reservas e conseguiram colocar o Barça em sérios apuros.

LNFS

Primeiro ElPozo Murcia Costa Cálida obrigou os catalães a jogar um prolongamento para derrotá-los contra um Palau Blaugrana que teve um susto inesperado. Depois disso, foi Viña Albali Valdepeñas que sondou a machada em Barcelona, ​​​​mas o fole se desvaneceu prematuramente e o empate caiu para o lado azulgrana nos momentos finais, apesar de a partida ter voltado para a prorrogação. A final também mudou de modelo, sendo disputada em melhor de três jogos e enfrentando o Barça com o estreante Palma Futsal nesta fase da competição. Não foi preciso desperdiçar as balas dos três jogos, e é que os homens de Jesus Velasco sentenciaram o empate vencendo os dois primeiros jogos (4-2 e 2-4) e fechando a campanha com um impressionante recorde de quatro títulos para suas vitrines.