O longo caminho até o octacampeonato da Copa do Mundo de futsal começa neste domingo para o Brasil. Às 20h, em Bucaramanga, na Colômbia, o time enfrenta a Ucrânia na primeira rodada do grupo D, com transmissão do SporTV. O último quadriênio foi bastante confuso para a equipe, que passou por inúmeros problemas políticos e quase viu o ídolo Falcão desistir de jogar pelo time.

No regulamento, os 24 países são divididos em seis grupos de quatro seleções. Os dois melhores de cada chave, além dos quatro melhores terceiros colocados, avançam às oitavas de final. O grupo D ainda conta com Moçambique e Austrália. O ala Falcão, que está em sua quinta Copa do Mundo, acredita que os torcedores estarão com o Brasil:

– Estamos recebendo o carinho dos colombianos desde o dia que chegamos. Esse contato está sendo muito legal e esperamos retribuir com bons jogos. Realizamos uma boa preparação – disse.

O técnico da seleção, Serginho Schiochet, avalia que o Brasil está entre os favoritos, mas crê em muito equilíbrio:

– Acredito que está tudo mais equilibrado. Temos um bloco com Espanha, Rússia, Itália e Brasil, seleções mais tradicionais na modalidade, mas também existem outras equipes com grande potencial. Não irá existir vida fácil e a regularidade será fundamental para uma grande campanha – disse.

11-09_estreia_selecao