O Brasil estreou com vitória na Eliminatória Sul-Americana para o Mundial de Futsal. Com dois gols de Gadeia e um de Pito, a equipe comandada por Marquinhos Xavier bateu a Colômbia por 3 a 0, largando na frente no grupo A, que tem ainda Paraguai, Peru e Equador – os dois primeiros se classificam para a Copa do Mundo da Lituânia, em setembro. Neste domingo, a equipe brasileira encara o Paraguai às 16h pela segunda rodada. A partida será em Carlos Barbosa (RS), sede do torneio, com transmissão ao vivo do SporTV.

Yuri Gomes

Seleção Brasileira marcou três vezes na estreia das Eliminatórias. Foto: Yuri Gomes

A primeira finalização foi do Brasil, com Dyego. Bem colocado, Jose Sanchez fez a defesa sem dar rebote. Aos quatro Angellot respondeu para a Colômbia. Atento, Guitta saiu do gol para fechar o ângulo do camisa 10 colombiano. Aos cinco, a seleção brasileira chegou ao seu primeiro gol. Após lançamento longo de Guitta, Pito ajeitou de cabeça, e Gadeia mandou para o fundo do barbante.

Em desvantagem, a Colômbia passou a sair mais para o jogo e, aos sete, Jonathan Toro recebeu na frente e tocou rente ao poste. Quatro minutos depois, Echevarría avançou pela esquerda e finalizou com perigo pela linha de fundo. O Brasil só voltou a assustar aos 15. Após troca de passes pelo meio, Rodrigo encheu o pé, e Jose Sanchez foi buscar.

Aos 16, a Colômbia teve ótima oportunidade em cobrança de falta da entrada da área. Demonstrando muito reflexo, Guitta pegou o chute de Angellot. Aos 18, Leandro Lino serviu Pito, que avançou pela direita e soltou uma bomba. Sanchez se esticou todo para desviar para escanteio. No último lance da primeira etapa, Gadeia lançou Dyego, que se enrolou no momento da finalização, desperdiçando a oportunidade.

Yuri Gomes

Pivô Fits protege a bola do marcador colombiano. Foto: Yuri Gomes

Brasil pressiona

O segundo tempo começou com o Brasil em cima. Com um minuto jogado, Pito ganhou de três adversários, deixou Sanchez caído no chão e tocou com categoria para fazer 2 a 0. Aos três, Guitta lançou para Pito, que desviou de cabeça para a defesa do goleiro colombiano. Um minuto depois, Cuervo derrubou Marlon na entrada da área e recebeu o cartão vermelho. Na cobrança de falta, Dyego rolou para Gadeia, que não perdoou, marcando o terceiro gol brasileiro.

Já com cinco jogadores em quadra, a Colômbia voltou a assustar aos seis em bate-rebate na entrada da área. Atento, Marlon entrou de carrinho para afastar o perigo. Aos sete, Rodrigo bateu cruzado, e Arthur desviou com um leve toque, obrigando Sanchez a fazer grande defesa. Aos 14, Gadeia carimbou o travessão colombiano num chute da intermediária. Aos poucos, o Brasil foi reduzindo o ímpeto, passando a administrar o resultado. Sem arriscar o goleiro-linha, a Colômbia acabou aceitando a derrota por 3 a 0. Confira os gols do jogo, AQUI.

Brasil: Guitta, Daniel Japonês, Rodrigo, Dyego e Rocha. Entraram: Fits, Marlon, Leandro Lino, Leozinho, Pito, Bruno, Arthur e Gadeia. Técnico: Marquinhos Xavier.

Colômbia: Jose Sanchez, Cuervo, Echevarría, Angellot e Gomez. Entraram: Ramirez, Gutierrez, Yeisson Fonnegra, Sebastian Sanchez, Jonathan Toro, Abril, Yullian e Guette. Roberto Castillo.