O Brasil está classificado para as semifinais da Copa América de Futsal! A vaga foi carimbada após a vitória por 2 a 0 sobre o Uruguai, nesta quinta-feira (3). Pito assinalou os dois gols do triunfo em partida realizada na Arena SND, em Assunção (PAR). A Seleção de Futsal terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento e duela com a Argentina por uma vaga na final.

A campanha brasileira na fase de grupos se encerrou com quatro vitórias; 14 gols marcados, apenas três sofridos e o primeiro lugar do Grupo A garantido. O duelo da semifinal contra os argentinos será no sábado (5), às 18h30, na Arena SND, em Assunção.

O jogo

A Seleção de Futsal iniciou a partida impondo seu ritmo. Nos primeiros minutos de jogo, Pito e Felipe Valério pararam no goleiro Fernández em belas finalizações, além de Marlon acertar o travessão em uma pancada de direita.

O volume ofensivo brasileiro continuou e se transformou em gol: aos 13, após cobrança de lateral pela esquerda por Marcênio, Pito pegou um sem-pulo de primeira e estufou as redes uruguaias.

O gol mudou o panorama da partida. Os uruguaios subiram mais ao ataque e o jogo cresceu em intensidade. Guitta fez belas defesas para evitar o empate, enquanto o ataque brasileiro seguiu criando.

Faltando dois minutos o time celeste adotou a estratégia do goleiro-linha. Na primeira jogada, a bola ficou com Guitta, ele deu uma assistência perfeita na cabeça de Pito, que tocou com estilo para aumentar o placar.

Na etapa final, mesmo em vantagem, a Canarinho voltou com o mesmo ímpeto ofensivo. Felipe Valério, Ferrão e Marcênio – com uma bomba – acertaram a trave celeste nos minutos iniciais.

Em desvantagem e ficando de fora das semifinais da Copa América, o Uruguai se lançou ao ataque com o goleiro-linha nos minutos finais e criou chances. No entanto, a defesa brasileira bem postada e a atuação inspirada de Guitta evitaram o gol. O melhor goleiro do mundo operou lindas defesas nos segundos finais em chutes de Ordoqui, Catardo e Salgués – garantindo assim – a vitória da Canarinho.