O Brasil está muito perto de se garantir na Copa do Mundo de Futsal 2020. Depois de fazer 3 a 0 na Colômbia na estreia, a equipe canarinho bateu o Paraguai por 2 a 0 – gols de Gadeia e Marlon – neste domingo, em Carlos Barbosa (RS), isolando-se na liderança do grupo A, com seis pontos em duas rodadas. A equipe comandada por Marquinhos Xavier folga na rodada desta segunda-feira, enquanto jogam Peru x Colômbia e Equador x Paraguai. Os dois primeiros da chave se garantem no Mundial da Lituânia, em setembro. Até o momento, Equador e Peru têm um ponto cada. Colômbia, que joga mais tarde contra o Peru, e Paraguai estão zerados.

Ulisses Castro

Pito leva o Brasil ao ataque diante do Paraguai. Foto: Ulisses Castro

O jogo começou truncado, com o Brasil tendo dificuldade de encontrar espaços junto ao forte bloqueio defensivo paraguaio. Aos seis minutos, Gadeia arriscou o chute da intermediária, e a bola se perdeu pela linha de fundo. Dois minutos depois, o Paraguai chegou com perigo em finalização de Juan Salas defendida por Guitta. Aos 10, Pito avançou em velocidade e serviu Gadeia, que não pegou em cheio na bola, facilitando a defesa do goleiro Gimenez.

Aos 13, Juan Salas rabiscou a defesa brasileira e encheu o pé. Guitta voou para salvar o Brasil. O lance custou caro ao Paraguai, que acabou sofrendo o gol na sequência. Em linda jogada individual pela esquerda, Gadeia chutou forte e acertou o ângulo de Gimenez: 1 a 0. Em desvantagem, o Paraguai passou a sair ainda mais para o jogo, e, aos 13, Guitta fez mais uma defesa milagrosa, dessa vez em conclusão de Martinez.

Ulisses Castro

Gadeia abriu o caminho da vitória da Seleção Brasileira. Foto: Ulisses Castro

Refeito do susto, o Brasil voltou a levar perigo aos 15. Após lance individual de Dyego, Fits bateu da entrada da área, e Gimenez apareceu para praticar a intervenção. Aos 18, Román arriscou de longe e mandou rente ao travessão. No lance seguinte, o Brasil armou o contra-ataque, e Pito finalizou para a difícil defesa de Gimenez, a última da primeira etapa.

Brasil define a partida

O segundo tempo começou com o Brasil em cima. Aos três minutos, Marlon ganhou dividida na intermediária, avançou sozinho e só foi parado por Gimenez. A jogada foi um prenúncio do que viria a seguir. Depois de lançamento longo de Gadeia, Dyego ajeitou de cabeça para Marlon, que mandou para o fundo do barbante.

Ulisses Castro

Marlon aproveitou passe de Dyego e definiu o jogo. Foto: Ulisses Castro

Mesmo com os dois gols de vantagem, a seleção brasileira seguiu criando chances. Aos sete, Arthur colocou Gimenez para trabalhar mais uma vez em chute do meio da rua. Um minuto depois, Marquinhos Xavier lançou Leozinho em quadra, e o garoto do Sorocaba quase marcou o terceiro em sua primeira participação, numa tentativa cobertura. Aos 10, foi o pivô Pito quem teve a chance, mas Gimenez estava lá para evitar o gol mais uma vez.

Com um saldo de gols melhor que o da Colômbia, o seu principal rival pela segunda colocação da chave, o Paraguai não se expôs muito nos minutos finais. Coube ao Brasil então apenas administrar o resultado até confirmar a vitória por 2 a 0 em Carlos Barbosa. Confira os gols do jogo, AQUI.

Brasil: Guitta, Daniel Japonês, Rodrigo, Dyego e Rocha. Entraram: Fits, Marlon, Leandro Lino, Leozinho, Pito, Bruno, Arthur e Gadeia. Técnico: Marquinhos Xavier.

Paraguai: Gimenez, Mareco, Enmanuel Ayala, Gabriel Ayala e Rejala. Entraram: Neto, Javier Salas, Baez, Román, Juan Salas, Martinez, Lopez e Espinoza. Técnico: Carlos Chilavert.