Em 1992 a Copa do Mundo Fifa de Futsal desembarcou em Hong Kong, na China, para consagrar mais uma vez o Brasil como campeão. Aquela edição era apenas a segunda organizada pela FIFA e reservou surpresas, principalmente na decisão.

A caminhada da Seleção Brasileira rumo ao título teve início com vitória sobre a Austrália por 3 a 0, com gols de Manoel Tobias, Vander e Ortiz. Uma curiosidade é que a Austrália volta a figurar no grupo do Brasil em 2016.

Depois do triunfo sobre os australianos, a Seleção encarou a Costa Rica. Aí veio uma goleada de 15 a 1, com destaque para Ortiz e Fininho, cada um com três gols na partida.

Fechando a primeira fase foi a vez de encarar a Bélgica. Nova vitória verde e amarela sem muita dificuldade. Com um 5 a 0 no placar, a Seleção se classificou para a segunda fase da Copa do Mundo já mostrando que seria uma das favoritas.

FIFA

Esquadra campeã do mundo em 92

Nova chave

Naquela época os classificados dos grupos formavam outra chave, e o Brasil caiu no Grupo E, com Estados Unidos, Argentina e Holanda. O primeiro jogo, contra os americanos, mostrou que o nível já seria diferente: empate em 2 a 2 – sendo que os Estados Unidos fecharam o primeiro tempo vencendo por 1 a 0.

Na sequência, espantando qualquer tipo de fantasma, os brasileiros golearam a Argentina por 5 a 1. Para garantir vaga na semifinal, triunfo sobre a Holanda por 6 a 1.

Assim, os dois melhores de cada nova chave se enfrentara nas semifinais. Na primeira delas, o Irã foi derrotado pelos Estados Unidos por 4 a 2, enquanto o Brasil venceu a Espanha, logo em seguida, por 4 a 1.

Com novo encontro com os americanos marcado, a Seleção já esperava um confronto difícil e equilibrado, como na segunda fase de grupos. Porém, o Brasil soube impor o ritmo de jogo e, com gols de Jorginho (2x), Vander e Manoel Tobias, a Seleção venceu os Estados Unidos por 4 a 1 e levantou pela segunda vez o troféu de campeão da Copa do Mundo Fifa de Futsal.

Curiosidades

O atual técnico da Seleção Brasileira, Serginho Schiochet, era um dos fixos do Brasil campeão em 1992. Naquele ano também foi a primeira vez que um atleta brasileiro foi escolhido como o melhor do mundo em uma eleição da FIFA: Jorginho foi quem ganhou o prêmio.

Foi também no ano de 1992 que o Brasil fez sua primeira empreitada na própria Copa do Mundo para tornar o esporte olímpico. No Mundial, também partiu dos brasileiros a sugestão de a Fifa passar a usar árbitros especialistas apenas em futsal, assim como uma bola própria para o jogo.

Campeões 1992

Goleiros – Serginho (Impacel) e Mazureik (Votorantin);

Fixos – Serginho Bigode (Sadia), Chiquinho (Sumov) e Morillo (Banespa);

Alas – Vander (Banfort), Fininho (Votorantin), Manoel Tobias (Banfort), Rogério (Banespa), Edinho (Sumov);

Pivôs – Ortiz (Sumov) e Jorginho (Banfort).

Confira os gols de Brasil 4 x 1 EUA: https://www.youtube.com/watch?v=8hLg7pqdkbM