O treinador espanhol Bruno García anunciou através de uma emocionada carta pública que está deixando a seleção japonesa de futsal após cinco anos de mandato, nos quais tem contribuído para o crescimento da modalidade no país asiático. Sob o título de “Obrigado, Japão”, o treinador galego garante que “orgulho e gratidão” são os sentimentos que sintetizam esta estada de cinco anos no Japão, cuja seleção liderou nas oitavas de final do último Mundial da Lituânia 2021 , no que cedeu ao Brasil, mas depois de colocar uma dura batalha.

García, de 47 anos, que já ocupou as rédeas do Vietnã, que também liderou à oitava Copa do Mundo de 2016 na Colômbia, expressa que está “orgulhoso das conquistas alcançadas, por liderar a identidade” da seleção nacional “, por os valores que se manifestam dentro e fora do campo, pela sua mentalidade e personalidade diferenciadoras, pela união de todos os jogadores de referência “no desporto e” pelo legado “que deixam” em todas as áreas de atuação e treino “, um” modelo de trabalho , jogo e treinamento “que” deu um livro de estilo muito pessoal “.

Ele também expressa seu orgulho em “retornar este país ao pódio asiático e à tão esperada Copa do Mundo da Lituânia 2021, competindo até o final de cada partida contra potências históricas do nosso esporte como Espanha, Paraguai, Brasil, e mostrando “que está“ muito mais próximo deles do que há cinco anos ”, além de“ mostrar que esse é o caminho certo para o Japão continuar crescendo no cenário internacional ”.

O treinador galego refere a sua grande satisfação “por ter ajudado na formação dos treinadores japoneses para que, após este ciclo do Mundial, assumam o comando da equipa sénior e, desta forma, continuem com o plano traçado pela federação para muitos mais anos “; por como eles administraram a temporada de pandemia; por “defender e promover a passagem geracional de jogadores do Sub-20 ao Absoluto para que o futsal japonês tenha maior e melhor saúde esportiva, liderando um projeto de atração de jovens talentos que promoverá o fortalecimento a médio e longo prazo”.

Bruno García abre também um longo capítulo de agradecimento dirigido à Federação, jogadores, comissão técnica, liga, clubes, treinadores, dirigentes, árbitros, imprensa e adeptos.

O ferrolho destaca que “a nível profissional, agora é o momento de meditar e refletir sobre as opções pessoais futuras, de tentar tomar as decisões mais adequadas com novos desafios desportivos, pessoais e familiares” e também tem palavras de carinho para com “outros colegas, treinadores estrangeiros” que já ocuparam o cargo, como Miguel Rodrigo ou Sergio Sapo, que também contribuíram para o desenvolvimento do futsal japonês.

Para isso, deve prevalecer a partida que fecha o Grupo 3 da Fase A da Rodada Principal contra o mandante que perdeu na estreia para o Levante UD FS (4-1), mas conseguiu empatar com o Viten Orsha no segundo dia da Liga. Em Kaunas, o Barça de Velasco exibiu um nível de jogo muito elevado e mostrou as suas credenciais como equipa aspirante a vencer todas as competições em jogo nesta temporada. Além disso, toda a equipa teve um desempenho de alto nível, Pito e Ortiz estreou-se como marcadores com a camisola do Barça e o guarda-redes da subsidiária Àlex Lluch teve minutos.

LNFS

Treinador estava há cinco anos no cargo. Foto: LNFS