FPF

Treinador e jogadores são recebidos com festa em Lisboa. Foto: FPF

A Seleção Nacional de Futsal de Portugal chegou a Lisboa, ao início da tarde, em clima de enorme euforia, depois de ontem ter conquistado pela primeira vez na história o título de Campeão do Mundo da modalidade.

Depois do avião com a comitiva ter aterrado, com os bombeiros a recorrerem a jatos de água para fazerem um arco do triunfo sobre a aeronave, algumas centenas de adeptos já esperavam jogadores, equipa técnica, staff e estrutura FPF na saída do Aeroporto Humberto Delgado.

Com o autocarro à espera e o troféu de campeão à vista de todos, seguiu-se uma viagem para a Cidade do Futebol onde esperavam mais adeptos, representantes de clubes, famílias dos atletas, jogadoras, jogadores e equipas técnicas de várias seleções nacionais, com destaque para os selecionadores Fernando Santos e Francisco Neto, e todos os funcionários da FPF que, munidos de bandeiras e cachecóis, fizeram uma bela recepção aos novos campeões do mundo.

A comitiva e os presentes entoaram o hino nacional ao som da Banda Sinfónica da PSP. Depois de entrarem no hall de entrada da Cidade do Futebol, o Presidente da FPF, Fernando Gomes, o Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz, e o capitão Ricardinho depositaram o troféu de Campeão do Mundo de Futsal na vitrina que o aguardava. Nesta galeria já se encontravam os troféus de campeão da Europa de Futebol (AA, sub-17 e sub-19), Campeão do Mundo de Futebol (sub-20), Liga das Nações de Futebol (AA), Campeão da Europa de Futsal (AA), Campeão da Europa e Campeão do Mundo de Futebol de Praia (AA). No mesmo espaço, encontra-se ainda a Medalha de Ouro dos Jogos da Juventude de Futsal Feminino.

Ainda em clima de grande festa, os atuais campeões da Europa e do Mundo, almoçaram com as famílias na Cidade do Futebol e dirigiram-se, depois, ao Palácio de Belém, onde foram recebidos pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois de discursos de Fernando Gomes, Marcelo Rebelo de Sousa e Ricardinho, jogadores e equipa técnica foram investidos como comendadores da Ordem do Infante D. Henrique.

A terminar a sessão, o hino foi mais uma vez entoado na varanda do Plácio de Belém perante algumas dezenas de adeptos que se concentraram ao pé da residência oficial do Presidente da República.

Discursos oficiais

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República:

-” (Fernando Gomes) Está quase a atingir os 10 anos nesta missão e fomos ganhando sucessivamente, ganhando tudo ou quase tudo. Difícil é continuar a ganhar ao ritmo que estamos a ganhar. Uma palavra muito grata pela sua determinação e persistência e amor a Portugal”.

– “Éramos os melhores da Europa, faltava sermos os melhores do Mundo. Hoje somos os melhores do Mundo. Quando somos muito bons somos os melhores do Mundo ou, pelo menos, dos melhores do Mundo. Sempre. No futsal, nas forças armadas destacadas por todos os continentes, nos cientistas, nos trabalhadores, todos nos diversos continentes e temos cada vez mais muito bons. Fiquei muito impressionado porque foi mais ou menos isso que Jorge Braz disse antes da final. Jogámos para o que merecíamos ser campeões do Mundo. Merecemos vencer porque somos dos melhores do mundo. Tínhamos mostrado isso jogo após jogo. Merecíamos. E merecemos e ganhámos”

– “Cada português sente que isto é uma motivação adicional para praticar esta modalidade. Sente que tem uma oportunidade que não a pode poder. Esta vitória, a somar a outras, são motivadoras para as nossas crianças e jovens.”

– “O que é facto é que fizemos história. Cada português, sobretudo os mais jovens, sabiam o vosso nome, um por um, e vibravam, com cada lance. Tudo era acompanhado ao minuto e ao segundo, e ganhámos.”

– “Em nome de todos os portugueses vou condecondecorá-los por esta vitória de campeões do Mundo.”

Fernando Gomes, Presidente da FPF:

– “Ganhar um Campeonato do Mundo verdadeiramente global, numa modalidade com mais de 150 países que a jogam de forma regular, em todos os continentes e sob a égide da FIFA é um feito cuja dimensão levaremos tempo a entender.”

-” O País, Portugal, só viverá mais momentos como o de ontem, se tiver a humildade de em vez de olhar para o céu quando ganha, olhar antes para como alargar a sua base.”

– “Este grupo de campeões construiu, não temo dizê-lo, um dos maiores feitos alguma vez alcançados por um desporto coletivo português.”

– “Não encontro por isso hora mais adequada ou momento mais certo para poder partilhar, com a devida autorização do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, que arrancaremos no início de 2022 a Fase 3 da Cidade do Futebol e que ali nascerá o Pavilhão das Seleções Nacionais de Futsal.”

– “Um grupo que foi capaz de se esquecer do EU e valorizar sempre o NÓS. Eles souberam sempre que cada segundo na quadra ou fora dela, valia a nossa vida. Sim, o que mudou foi a nossa mentalidade. Agora sabemos como ganhar. Ficou para trás a ideia errada do impossível.”

– A terminar, uma certeza: A de que estes atletas continuarão a ser merecedores daquela frase inspiradora do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, a 31 de Março de 2016, na inauguração da Cidade do Futebol: -“Saibam sempre que ao vosso peito transportam um quinhão importante da representação de Portugal”.

Ricardinho, capitão da Seleção Nacional:

– “Não tenho muito o dom da palavra, mas hoje mais do que nunca vou ser o porta voz deste campeões da Europa e do Mundo. É com enorme orgulho que estamos aqui depois de 2018, e hoje estarmos a ser condecorados outra vez depois de conquistar o Mundo.”

– “Permita-me, Sr. Presidente da República, que estas palavras sejam para os meus companheiros: obrigado por tudo o que dão ao nosso país, é um orgulho ser vosso porta-voz, capitão, e como todos puderam comprovar, aqui a liderança comparte-se por todos. Sintam-se orgulhosamente portugueses porque conquistaram o mundo. Vão ser um exemplo para milhares de crianças, e já fomos apelidados de geniais. Permitam-me dizer que para mim, escrevemos o nome de Portugal com letras douradas. Vocês são históricos. Obrigado.”