A lista talvez tenha sido uma das mais difíceis de se fazer. Esporte de muito contato físico, o futsal tem no drible um dos seus recursos mais usados, fazendo com que os atletas mais habilidosos sempre se sobressaiam. Após muita pesquisa, o GloboEsporte.com listou aqueles que seriam os cinco dribles mais fantásticos da história do futsal.

Penalty

Falcão e Amandinha, Rei e Rainha do futsal. Foto: Penalty

Melhor jogador de todos os tempos, Falcão foi lembrado três vezes. Amandinha, a Rainha do Futsal Feminino, e o português Ricardinho, sucessor de Falcão, são os demais integrantes da seleta lista. Confira:

 

Caneta de Falcão contra Zâmbia

Esse drible já foi eleito por alguns youtubers como a caneta mais desmoralizante da história do futsal. O Brasil vencia a Zâmbia por 3 a 1 pelo Grand Prix de Futsal, em Uberaba-MG, quando Falcão puxou contra-ataque. Ao ver que o zambiano Kenneth se aproximava, o camisa 12 não hesitou em colocar a bola no meio das suas pernas, mesmo executando a jogada para trás. O Brasil venceu a partida por 11 a 2. Link AQUI.

 

Chapéu de Falcão na LNF

Na Liga Nacional de Futsal 2014, Falcão, que atuava pelo Sorocaba, deu um lindo chapéu no fixo Júlio, do Carlos Barbosa. Até aí tudo normal. O detalhe é que a bola estava no chão, e o marcador chegou em velocidade para tentar desarmar o camisa 12. Quando viu que o melhor de todos os tempos colocou a bola por cima da sua cabeça, só coube ao defensor do Carlos Barbosa aceitar a jogada e seguir em frente. Link AQUI.

 

Sobrou para um argentino

Fechando a trilogia dos melhores dribles do camisa 12, em 2016 Falcão fez de vítima o argentino Matías Edelstein na final do Sul-Americano entre Brasil e Argentina. Pilhado após levar uma lambreta do rival Eduardo Villalba, Falcão descontou no primeiro que apareceu. Sobrou para Edelstein, que, na tentativa de marcar o brasileiro, acabou levando dois chapéus seguidos. O Brasil foi campeão ao bater os hermanos por 6 a 2. Link AQUI.

 

As mágicas de Ricardinho

Fã de Falcão – ele tem até uma tatuagem alusiva ao camisa 12 na panturrilha -, o português Ricardinho é outro especialista no assunto drible. Com um vasto repertório na carreira, o craque do Inter Movistar e da seleção portuguesa tem como um dos seus melhores lances o drible humilhante aplicado no sérvio Prsic em partida pela Uefa Euro Futsal, a Eurocopa da modalidade. Após o drible, Ricardinho ainda marcou o gol de Portugal na derrota por 3 a 1. Link AQUI.

 

O reinado de Amandinha

Se Falcão é o eterno Rei do Futsal Masculino, Amandinha vai caminhando para fazer o mesmo entre as mulheres. Eleita a melhor jogadora do mundo nos últimos seis anos, a cearense tem como um dos lances mais geniais da carreira uma caneta desmoralizante na espanhola Leticia Sanchez, na final da Copa Intercontinental de 2019, em Lages (SC). As Leoas da Serra, time de Amandinha, venceram na prorrogação e ficaram com o inédito título. Link AQUI.