A Copa do Mundo de Futsal da FIFA terá início na Lituânia em 12 de setembro de 2021. O torneio deveria ser realizado exatamente um ano antes, o que significa que a expectativa no país-sede agora está se agravando. Conversamos com o capitão de futsal da Lituânia, Justinas Zagurskas, sobre a Copa do Mundo em particular e o esporte em geral.

Fifa TV

Zagurskas convida o público a conhecer a Lituânia. Foto: Fifa TV

“O futsal em nosso país não é profissional – é mais semiprofissional. A Copa do Mundo de Futsal da FIFA deu um impulso às seleções e jogadores de futsal para alcançar o status profissional. Você pode sentir isso entre as equipes e os jogadores quando há convocação- para a selecção nacional – todos viemos para trabalhar, não para descansar. Penso que a comunidade lituana de futsal está a crescer e que isto não vai parar depois do Mundial – vai continuar a crescer ”, afirma o jogador.

Como a Copa do Mundo de Futsal da FIFA mudou a imagem do futsal na Lituânia?

“Recebemos mais atenção da mídia nos últimos tempos e mais convocações para a seleção nacional. Fizemos preparativos intensos e todos estavam ansiosos por esta Copa do Mundo, então é uma pena que o torneio tenha sido adiado para o ano seguinte devido à situação atual. Os sentimentos ainda são positivos e estamos todos motivados e prontos para dar tudo o que temos. ”

O que fez você começar o futsal?

“Quando era mais novo, jogava futebol, mas tinha alguns problemas de saúde que me impediam de continuar, por isso mudei para o futsal. Jogava futsal de vez em quando quando era criança e até ganhamos o campeonato quando. Eu estava na escola. Sempre fui fascinado pelo futsal quando era jovem e comecei a jogar em um nível mais alto aos 16 anos. O que eu gosto no futsal é que é um esporte rápido e dinâmico, com muitos objetivos e variações táticas no set. peças. Isso realmente me fascinou e depois que comecei, não conseguia parar. ”

Que tipo de experiência você adquiriu jogando contra os principais clubes de futsal europeus?

“Quando você joga contra times como Inter, Barcelona ou Tyumen, é uma experiência única. Um adversário de alta qualidade como eles estará na Copa do Mundo também, e isso nos dará ainda mais experiência. Nos ajudará a lidar com o estresse e a emoção quando jogamos contra adversários difíceis. Jogar em clubes de ponta nos ajudará a nos prepararmos melhor para a próxima Copa do Mundo. Obviamente, todos trabalhamos muito e o treinador nos disse para não termos medo antes de nenhuma partida, já que nossos adversários são meramente humanos também. Tudo pode acontecer, especialmente se estivermos todos focados em dar tudo o que temos. Tivemos bons resultados, mas ainda há espaço para melhorias. Partidas como essas nos mostraram o que ainda precisamos melhorar , tanto como jogadores quanto como técnicos. Os dois jogos que vencemos consecutivos foram históricos. Não foram apenas os resultados – mostramos caráter e colhemos os frutos do trabalho árduo que realizamos nos treinos. definitivamente um verdadeiro impulsionador da confiança para todos nós. Cada jogador ‘ agora está focado e estaremos bem preparados para o torneio. ”

Expectativas para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA …

“A Copa do Mundo ainda está muito longe e ainda temos muito trabalho pela frente, então não estou preparado para falar sobre nossas chances. O que posso dizer é que entraremos em todas as partidas dispostos a dar isso nosso tudo e tentar obter um resultado positivo. Depois disso, vamos apenas ver. ”

Sobre o adiamento da Copa do Mundo de Futsal

“Por um lado, é uma coisa boa. Temos mais tempo para nos preparar e corrigir nossos erros. Por outro lado, é triste para os jogadores, pois esperamos por este evento há tanto tempo. Na temporada passada, eles tiveram que fazer sacrifícios pessoais para estarem realmente bem preparados para a Copa do Mundo e então tudo foi adiado, o que significa que os jogadores agora têm que fazer mais mudanças. Mas, no final das contas, vamos dar o nosso melhor na Copa do Mundo – seja este ano ou qualquer outro. ”

Como você descreveria seu país para alguém do exterior?

“Eu recomendo que eles visitem as grandes cidades. Cada cidade tem sua própria arquitetura com muito para ver. Também sou um amante da natureza, então sugiro que visitem as várias atrações que temos no país . Para quem está planejando vir, nosso país está repleto de verde com colinas, campos e parques com grandes áreas de visualização que dão a oportunidade de ver todos os pontos de beleza incríveis.