LNFS

Cazaquistão começa como grande favorito do Grupo B da Eurocopa na Holanda. Foto: LNFS

Cazaquistão é o grande favorito do Grupo B. A seleção cazaque, comandada por Kaká, tornou-se uma potência do futsal em apenas 5 anos. Chegou às semifinais deste Mundial, como em suas duas participações na Eurocopa, e é uma ameaça para os mais clássicos candidatos ao título. Juntamente com a seleção eurasiana, estarão a Itália, em sua nova era, a sempre competitiva Eslovênia e a Finlândia, que quer ser a grande revelação do torneio.

CAZAQUISTÃO

Kaká mantém o bloqueio que lhe rendeu tão bons resultados na Copa do Mundo e também o reforça com a volta de Leo Jaraguá, que perdeu o compromisso na Lituânia por lesão, e a nacionalização de Edson, habilidoso ponta-direita do Kairat. Junto com eles, os três bastiões de origem brasileira da seleção cazaque, como o goleiro Higuita, o todo-o-terreno Douglas Junior (que está prestes a encerrar sua marcha emprestado ao Partido Comunista) e o jogador do ElPozo Murcia, Taynan.

Mas como a Copa do Mundo mostrou, este Cazaquistão não é apenas um quinteto de jogadores brasileiros com passaporte como jogadores cazaques mostraram sua qualidade na Lituânia como o competitivo Orazov, o interessante centro Tursagulov, Chingiz Esenamanov, Albert Akbalikov (todos do Kairat) e Arnold Knaub (Russo Dínamo Samara). A delicada situação política que o país atravessa complicou a preparação do Europeu.

Como se classificou: Vencedor do Grupo 5 da fase de grupos de qualificação

Melhor desempenho em um Campeonato Europeu: terceiro lugar (2016)

Eurocopa 2018: quarto lugar

Facto-chave: Kairat Almaty, que levou muitos jogadores à selecção nacional, foi vencedor da Taça UEFA Futsal em 2013 e 2015.

ITÁLIA

O desastre na Eurocopa de 2018 e sua ausência na Copa do Mundo na Lituânia foram um ponto de virada na Itália. A nova era Azzurri é liderada por Max Bellarte. O objetivo do plantel transalpino é voltar a ser uma equipa dominante na Europa. Não será fácil para ela se ela não conseguir trazer sua grande estrela Merlim de volta no tempo. O jogador português do Sporting testou positivo para Covid, tal como Murilo, Fortini e Tonidandel, e o treinador italiano vai aguardar os exames médicos para concluir a convocação.

É uma seleção em que permanecem ilustres veteranos como o guarda-redes Stefano Mammarella, Giuliano Fortini ou Douglas Nicolodi, mas que foi completamente reformulada com jogadores como Cainan De Matos (Palma Futsal) ou Gabriel Motta (Jimbee Cartagena). Sua referência ofensiva será o pivô Guilherme Caio. A presença de italianos nativos como Carmelo Musumeci, Attilio Arillo, Vincenzo Caponigro e Matteo Esposito é reforçada.

Como se classificou: Vencedor do Grupo 7 da fase de grupos de qualificação

Melhor desempenho em um Campeonato Europeu: Campeão (2003, 2014)

Euro 2018: fase de grupos

Fato importante: 2018 foi a primeira vez que a Itália não terminou entre os oito primeiros.

ESLOVÊNIA

A equipe eslovena disputará seu sétimo campeonato europeu e será a estréia no evento continental de Tomislav Horvat. A geração de ouro da Eslovénia sofreu a sua primeira derrota com a reforma de Kristjan Čujec, mas seguem-se o incansável capitão Igor Osredkar, Alen Fetić, Denis Totošković, Gašper Vrhovec ou Matej Fideršek. A dupla de Dobovec,  Klemen Duščak e Žiga Čeh, vai colocar o talento numa equipa muito corajosa.

Como se classificou: Vice-campeão da fase de grupos de qualificação Grupo 6

Melhor desempenho em um Campeonato Europeu: Quartas de final

Euro 2018: Quartas de final

Fatos importantes: Sediou a edição de 2018

FINLÂNDIA

Em 2013, a Finlândia optou pelo técnico croata Mico Martic para comandar a seleção nacional e depois de escovar a qualificação para o Mundial, vai estrear-se num Europeu. A equipa nórdica é uma equipa experiente e forte fisicamente que será liderada pelo capitão Panu Autio. Sua referência ofensiva será o pivô  Miika Hosio. Ele não poderá contar com um dos irmãos Kytölä  : Mikko, devido a lesão, mas poderá contar com Jukka. Outro jogador interessante é Jani Korpela, que joga no russo Torpedo.

Como se classificou: Segundo no Grupo 7 da fase de grupos de qualificação

Melhor desempenho em um Campeonato Europeu: ele nunca jogou

Euro 2018: não se classificou

Facto-chave: Treinados desde 2013 por Mićo Martić, terminaram uma série de derrotas apertadas na fase de qualificação, incluindo uma derrota por 6-5 no agregado para a Sérvia num jogo do Mundial no final do ano passado.