A temporada 2021 chegou ao fim após um início difícil por conta do coronavírus, as competições geridas pela Confederação Brasileira de Futsal tiveram que ser adiadas, e só após a criação do Protocolo de Retomada de Operações de Jogo e o Guia Médico desenvolvido pelas áreas médicas e administrativas da CBFS bem como a liberação por parte dos municípios e estados brasileiros para a retomada das atividades esportivas é que finalmente pudermos ter o retorno às quadras de forma segura.

A abertura do calendário 2021 teve seu espaço preenchido pelo término das competições da temporada 2020 como a Taça Brasil Sicredi realizada em Tubarão/SC, tendo o Minas Tênis Clube como campeão.

Vamos relembrar um pouco sobre as competições e as grandes conquistas de 2021: 

A temporada iniciou com a Supercopa Magnus de Futsal em Sorocaba/SP, contando com a participação do Minas Tênis Clube (Campeão Taça Brasil Sicredi), Dois Vizinhos (Campeão Copa do Brasil Sicredi) e Magnus (Campeão da LNF), a equipe da casa (Magnus Futsal) se tornou campeã da competição.

Com o cancelamento da CONEMBOL Libertadores de Futsal 2020, que teria como representante o Corinthians por ter sido campeão da Supercopa, o Departamento Técnico da CBFS resolveu realizar a Supercopa Magnus de Futsal – Edição Especial contemplando os campeões das Edições 2020 e 2021. Realizado em jogo único o duelo foi definido na casa do Corinthians, definição esta que se deu através de sorteio de mando quadra, o clássico paulista bateu todos os recordes possíveis, sendo transmitido pela CBFSTV, Nsports e o Canal do Falcão, com alcance de mais de 1 milhão e meio de pessoas, em um jogo eletrizante onde o Corinthians se sagrou campeão e se tornou o representante o Brasil na Libertadores.

Já a Supercopa Sicredi de Futsal Feminino foi decidida em jogo único entre Leoas da Serra e Taboao Magnus, disputada no Ginásio Minosso em Lages/SC, no duelo a equipe de Taboão da Serra se sagrou campeã, vencendo por 3×2.

Mais adiante no calendário foi realizada a Taça Brasil Sicredi Masculino que aconteceu em Dourados/MS, sendo a primeira competição de Futsal a ter a volta do público. As equipes do Magnus e Joinville fizeram a final e o troféu foi para Sorocaba/SP, o primeiro do “Cachorrão” em sua extensa lista de conquistas no ano de 2021, O artilheiro da competição com 07 gol anotados, foi Rodrigo Hardy, o “Capita” e “Torpedo Humano”, que chegou ao gol número 300 com a camisa do Magnus e elogiou a organização do torneio.

Já a Taça Brasil Sicredi Feminina foi realizada em Pato Branco/PR, onde novamente aconteceu o encontro entre Leoas da Serra e Taboão Magnus disputando a final da competição, o título foi para Lages/SC com a vitória da equipe da Leoas da Serra. A equipe catarinense alcançou o bicampeonato da Taça Brasil Sicredi com a vitória por 5 a 3 em cima do Taboão Magnus, e a atleta Amandinha com 09 gols foi a artilheira da competição.

A Copa do Brasil Sicredi Masculino teve emoção do começo ao fim, Jaraguá e Ceará fizeram uma final emocionante, com direito a prorrogação e virada por parte da equipe visitante. Vamos falando um pouco mais sobre este duelo, o primeiro jogo em Fortaleza/CE, terminou empatado, em jogo intenso e bem movimentado o Jaraguá abriu 2 a 0 com Leco e Tiago Selbach, mas viu o Ceará buscar o empate em 2 a 2 com Levy e Rafinha, levando emoção para o segundo confronto que aconteceria na Arena Jaraguá em Jaraguá do Sul/SC. O último duelo ficou marcado por um grande jogo onde no tempo normal a partida terminou empatada em 1 a 1. Dill fez para abriu o placar para a equipe catarinense, mas Dedezinho empatou para o Vozão. Na prorrogação João César (2) e Gabriel marcaram para coroar o Ceará com o título.

O ano ficou marcado também pela execução do Novo Futsal Feminino Brasil, em sua primeira edição a competição ficou marcada pela realização de 80 jogos contando com a participação de 12 equipes em 06 estados brasileiros. A competição teve cobertura da Nsports e Bandsports que transmitiram grandes duelos, a competição foi contemplada em sua final por mais 02 grandes confrontos entre Taboao Magnus e Leoas da Serra, e com um empate e uma vitória que foi definida nos últimos minutos do tempo normal a equipe Paulista se sagrou campeã além da artilharia conquistada pela atleta Luana Moura com 19 gols na competição.

Brasil Feminina. Stein jogava por um empate, já que venceu por 3×2 o primeiro duelo da final no Ginásio da Neva em Cascavel/PR. Porém a equipe cascavelense comandada pelo Técnico Coelho foi até Taboão da Serra/SP, região metropolitana de São Paulo em busca da vitória. Em um jogo de imposição a equipe paranaense goleou por 5 a 0 o time paulista, com gols de Simone (2x), Michi (2x) e Jackinha, para equipe azul e branca, coroando o primeiro título nacional da equipe.

Conheça a Prateleira das equipes campeãs da Temporada 2021:

Taça Brasil Adulto Masculino 1ª Divisão – Esmac

Taça Brasil Sub15 Divisão Especial – Sport Clube Recife

Taça Brasil Sub17 Divisão Especial – Minas Tênis Clube

Taça Brasil Sub17 – 1ª Divisão – Joinville

Taça Brasil Sub13 Divisão Especial – Sport Clube Recife

Taça Brasil Sub11 Divisão Especial – Meninos da Paraíba

Taça Brasil Sub20 Masculino Divisão Especial – Minas Tênis Clube

Taça Brasil Sub20 Feminino Divisão Especial – Barateiro

Taça Brasil Sub09 Divisão Especial – CSA

Taça Brasil Adulto Masculino 2ª Divisão – Sampaio Araioses

Taça Brasil Sub20 Masculino 1ª Divisão – Sorriso Futsal

Copa Nordeste de Futsal – ASEC/Caruaru