Com uma das vagas do Grupo A assegurada para o Mundial da Lituânia, a seleção brasileira de futsal goleou o Peru, por 5 a 0, na noite desta quinta-feira, em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul. Após vencer a Colômbia, por 4 a 1, o Paraguai conquistou a outra vaga da chave do Brasil.

A seleção terminou a fase de grupos das Eliminatórias Sul-Americanas com 12 pontos, seguida por Paraguai, nove, Colômbia, seis, além de Peru e Equador, um ponto. Como os dois primeiros se classificavam, brasileiros e paraguaios se garantiram na Lituânia.

Ulisses Castro

Brasil goleia o Peru e segue para as semifinais das Eliminatórias com 100% de aproveitamento

No sábado, o Brasil entra em quadra para enfrentar a Venezuela, pelas semifinais. Já o Paraguai joga contra a Argentina, que foi a primeira colocada do Grupo B. Os vencedores duelam pelo título no domingo.

A superioridade técnica brasileira fez a diferença e logo aos 3 minutos, Marlon fez o primeiro. Em seguida, aos 6 minutos, Gadeia acertou um foguete de direita, da intermediária da quadra, e ampliou o placar.

O Peru sequer ameaçou o gol do Brasil. Os peruanos se preocuparam mais em fazer uma forte marcação para evitar uma goleada do que em trabalhar jogadas ofensivas.

No segundo tempo, o técnico da seleção promoveu a rotatividade dos jogadores e a equipe voltou mais atenta e com um melhor trabalho coletivo. Com essa postura, as finalizações passaram a ser melhores e o goleiro peruano Tizon se destacou ao fazer defesas difíceis em chutes de Pito e Gadeia.

Ulisses Castro

Gadeia comemora gol pela Seleção Brasileira de Futsal

Mas o goleiro peruano não foi capaz de impedir o terceiro gol do Brasil. Aos cinco minutos, Pito chutou voleio e, de peito, Daniel Japonês desviou a bola para as redes. Quatro minutos depois, foi a vez de Leandro Lino ampliar o placar para a seleção, ao acertar um belo chute na entrada da área.

A goleada da seleção foi encerrada aos 19 minutos, com uma bela cavadinha de Bruno, que percebeu a saída do goleiro e tocou por cima para fazer o quinto gol do Brasil.

– Nos dedicamos ao máximo e não esperávamos que o Peru viesse com uma marcação tão atrás. Mas fomos felizes em impor o nosso ritmo de jogo e construímos o placar da vitória – disse Leandro Lino, que marcou o seu primeiro gol na competição.

A Copa do Mundo da Lituânia está prevista para ocorrer entre os dias 12 e 4 de outubro. Com a vaga assegurada, o Brasil vai em busca do hexacampeonato. O último título foi conquistado em 2012.

Argentina e Venezuela garantidas

A Argentina terminou em primeiro lugar no grupo B, com 12 pontos, seguida pela Venezuela, nove pontos, e ambas as equipes conquistaram as duas vagas para o Mundial da Lituânia. Uruguai, com seis pontos, Chile, com três, e Bolívia, sem pontuar, foram eliminados.

Nesta sexta-feira, na rodada final da fase de grupos, que determinou a classificação das equipes, a Argentina venceu o Uruguai, por 3 a 1, e a Venezuela derrotou o Chile, por 3 a 2.