Competição acontece entre 10 de setembro e 01º de outubro do próximo ano nas cidades de Cáli, Medellín, Bucaramanga e Ibagué. Eliminatórias serão em fevereiro

O Comitê Organizador da Copa do Mundo 2016 anunciou, nesta terça-feira, em Cáli, na Colômbia, quais serão as cidades-sedes da competição. Em evento que contou com a presença de dirigentes e autoridades, foi divulgada também a logomarca do torneio. O Mundial de Futsal Fifa acontece entre 10 de setembro e 01º de outubro, na Colômbia.

copa_do_mundo_colombia

As cidades escolhidas são Cáli, Medellín, Bucaramanga e Ibagué. Responsável pelo Comitê Organizador Local, Ramon Jesurún Franco comemorou o empenho das cidades em deixar tudo nas perfeitas condições para o dia da estreia do Mundial.

– Estamos muito felizes com os esforços das autoridades municipais em fazer possível que quatro cidades sejam sedes da competição. Hoje, a menos de 365 dias do torneio, nós temos aqui em Cáli uma cidade que irá acolher a seleção da Colômbia. A Copa do Mundo começa hoje (29/9) com este evento, e com isso estamos mostrando para o país e para a Fifa que estamos prontos – afirmou Ramon.

Outro integrante do COL, Luis Bedoya demonstrou em palavras a grandeza que o próximo Mundial terá para o esporte, destacando a popularidade do futsal na Colômbia, semifinalista do último Mundial

– Para que vocês tenham uma ideia da importância da competição, desde a primeira Copa do Mundo realizada pela Fifa, em 1989, esta será apenas a segunda vez que teremos 24 nações e 52 jogos em 23 dias. A Colômbia está dentro desta evolução. Em 2011 nós tivemos uma Liga pela primeira vez com 12 times, e agora nós temos 16 equipes. Além disso, grandes companhias e marcas estão se juntando a nós. Na Colômbia também respiramos futsal – frisou.

O logo da Copa do Mundo conta com um desenho semelhante a um troféu, utilizando as três cores da bandeira nacional da Colômbia. A base representa as duas praias que banham a costa colombiana – o mar do Caribe e o Oceano Pacífico. O corpo compreende os picos da Cordilheira dos Andes com elementos da cultura antiga. Por fim, a bola no topo seria o elemento humano, representando a diversidade cultural do país, desde as civilizações anteriores até a vibração da calorosa hospitalidade dos colombianos atuais.

A Eliminatória Sul-americana para o Mundial acontece em fevereiro do próximo ano, em Assunção, Paraguai – a tabela do evento ainda não foi divulgada. O Brasil possui cinco títulos mundiais reconhecidos pela Fifa e dois pela Fifusa, antiga mantenedora da modalidade.

Notícia: GloboEsporte.com
Imagem: Divulgação