Sede da última Copa do Mundo de futsal, Kaunas, na Lituânia, recebe a partir desta terça-feira os jogos do Grupo 3 da fase principal da Uefa Champions League. O Zalgiris, time anfitrião, conta com uma legião de brasileiros para surpreender em chave que tem Barcelona, Levante e Viten. O comando da equipe é do potiguar Emerson Dentinho, ex-jogador com passagens por ABC, América-RN, Benfica, Era-Pack (República Tcheca) e Kairat (Cazaquistão).

Divulgação

Emerson Dentinho comanda o Zalgiris Futsal na Uefa Champions League. Foto: Divulgação

– Estamos iniciando um trabalho aqui no Zalgiris. Sou um treinador de uma geração nova que está surgindo. Joguei a Uefa em outras oportunidades, e esta será minha segunda participação como treinador. A outra foi pelo Era-Pack – conta.

– O Zalgiris é um clube grande de basquete, um dos maiores na Europa e o maior da Lituânia. O basquete é o esporte principal. O futsal vem crescendo muito. A Copa do Mundo foi realizada aqui na Lituânia, e o país já está trazendo essa fase da Uefa – completa.

Nesta fase da Champions League de futsal, três das quatro equipes da chave avançam na competição. Dentinho sabe que terá dificuldade diante de Barcelona e Levante, campeão e vice espanhóis, e prevê um duelo equilibrado contra o Viten, campeão nacional na Bielorrússia.

– A gente tem uma grande chance de passar em terceiro. Barcelona e Levante estão entre os melhores times do mundo. O Viten é do nosso nível. Esperamos surpreender – declarou.

O Zalgiris conta com seis jogadores brasileiros, sendo três do Rio Grande do Norte – o ala Ismael Bolo, de Jandaíra, o goleiro Abner, da cidade de Apodi, e o fixo Arthur, de Messias Targino – e três de São Paulo – Vitinho, Bruninho e Murilo. O preparador físico também é potiguar, Júnior Queiroz.

Divulgação

Abner, Ismael Bolo, Arthur e Júnior Queiroz: do RN para a Lituânia. Foto: Divulgação

Dentinho lembra que chegou à Lituânia pouco antes da Copa do Mundo e pôde acompanhar vários jogos. O Mundial foi vencido por Portugal, em final contra a Argentina. O Brasil ficou com o terceiro lugar.

– O futsal está bem nivelado. O próprio Brasil tinha menos dificuldade, mas os times evoluíram muito. O nosso trabalho aqui na Lituânia é para isso, para que a gente possa desenvolver bastante o futsal no país – afirmou.

– Esperamos que nessa Uefa, assim como na Copa do Mundo, os clubes menores consigam fazer bons jogos e jogar de igual para igual com os grandes – emendou.

Sete jogadores do atual grupo disputaram o Mundial pela seleção da Lituânia.

– Eles vêm de uma competição grande. Infelizmente, não foram bem, saíram na primeira fase, mas agora querem tirar essa má impressão. A Copa do Mundo serviu como uma boa experiência, são jogadores jovens, que vão nos ajudar bastante nessa união com os brasileiros – comentou.

Dentinho destacou ainda o reencontro com dois amigos potiguares, o fixo Douglas Júnior, eleito o terceiro melhor jogador da Copa do Mundo pela seleção do Cazaquistão, e o técnico Ricardo Sobral “Cacau”, bicampeão europeu no comando do Kairat e atualmente à frente da seleção do Kuwait.

– Cacau é um cara que me inspiro muito como treinador. É hoje um dos melhores do mundo. Sigo muito a carreira dele e quero, como treinador, chegar ao nível que ele chegou – disse.

Jogos do Grupo 3 – Main Round Champions League

Terça-feira, 26 de outubro

Barcelona x Viten

Levante x Zalgiris

Quarta-feira, 27 de outubro

Levante x Barcelona

Zalgiris x Viten

Sexta-feira, 29 de outubro

Viten x Levante

Zalgiris x Barcelona