Em 2021, uma das maiores equipes de futsal em Santa Catarina, o Joinville, pode repetir um feito que poucos clubes no Brasil conseguiram: a conquista da Tríplice Coroa. Em 2017, o time conquistou a Liga Nacional de Futsal (LNF), o Campeonato Catarinense e a Taça Brasil de Clubes, competições que a equipe disputará esse ano. Com um total de cinco competições na temporada, o clube se prepara para disputar o título em todas elas. Além de repetir o feito de 2017, os comandados do técnico Daniel Júnior buscam o domínio estadual em 2021.

Na temporada de 2021, o Joinville começou a preparação para conquistar novamente a Tríplice Coroa. Para isso, a equipe busca melhorar a campanha na LNF, onde conseguiu um terceiro lugar em 2020 e também manter a hegemonia em Santa Catarina. Em 2021, o atual campeão do estadual, o JEC/Krona irá buscar o oitavo título no Estado.

Recopa Santa Catarina

Realizada pela Federação Catarinense de Futebol de Salão, em 2021 será a quarta edição da Recopa SC. Na primeira edição, em 2014, o Joinville ficou campeão. Nas outras duas disputas, o Tubarão venceu em 2019 e o Joaçaba Futsal foi o campeão em 2020.

Tradicionalmente a Recopa SC é a disputa dos campeões do Campeonato Catarinense e o da Copa SC. Segundo a Federação Catarinense de Futebol de Salão, devido a pandemia da Covid-19, a Copa SC não foi disputada em 2020 e por esse motivo, a Federação convidou o atual campeão da Recopa SC, o Joaçaba Futsal, para enfrentar o Campeão Catarinense 2020, o Joinville.

Segundo o presidente da Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS), Marcio Leandro D’avila, o primeiro jogo aconteceria em Joaçaba, no dia 6 de março e a partida final estava marcada para 13 de março, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, mas devido a pandemia da Covid-19, o governo de Santa Catarina suspendeu todos os eventos até o dia 11 de março. A FCFS ainda não divulgou novas datas para a competição.

Divulgação Joinville

O elenco do Joinville foi montado para conquistar o maior número de títulos possível em 2021 e já se prepara para a Recopa SC. Foto: Divulgação Joinville

O supervisor do Joinville e ex-capitão da Seleção Brasileira de Futsal, André Siqueira comentou que a equipe está focada na competição. Segundo Siqueira, o elenco Tricolor é montado para conquistar o maior número de títulos possível.

“Vale taça e o elenco sabe disso. Nosso time é montado todo ano para conquistar o maior número de competições possíveis. Sem dúvidas, ganhando a Recopa, motiva ainda mais o elenco para o restante do ano”, destacou André Siqueira.

Campeonato Catarinense

Segundo maior vencedor do Campeonato Catarinense com sete títulos e atual campeão do Estado, em 2021, o Joinville buscará manter a hegemonia em Santa Catarina. Para isso, a equipe terá que passar por grandes times do cenário nacional, como o Joaçaba, Tubarão e Jaraguá, que jogam a Liga Nacional de Futsal e equipes com tradição em Santa Catarina, como a Chapecoense, o Concórdia, Blumenau e a finalista do ano passado, Associação Futsal São Lourenço.

Em 2020, em partida realizada no dia 15 de dezembro no Ginásio Hamilton Linhares Cruz, em Balneário Camboriú, o Joinville se tornou pela sétima vez o campeão do Campeonato Estadual de Santa Catarina, após uma vitória de 2 a 0 contra a Associação Futsal São Lourenço.Caso vença o Estadual pela oitava vez, o Joinville ficará há apenas um título do maior campeão do Estado, o Jaraguá, que possui nove conquistas.

A previsão de início da competição é para o mês de abril. As inscrições para o torneio acontecem até o dia 11 de março e somente após essa data a Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS) divulgará quais são as equipes participantes e as datas dos jogos.

Divulgação Joinville

Willian Felipe Dorn, goleiro do Joinville. Foto: Divulgação Joinville

Uma das lideranças do Joinville e atual campeão estadual, o goleiro Willian Felipe Dorn exaltou o fato da equipe manter a base da temporada passada e comemorou a chegada de novos atletas ao clube.

“Nossa base foi mantida e isso nos fortalece muito. A chegada do Daniel e do Evandro vai nos ajudar, vai deixar o time mais forte para buscar o oitavo título Estadual”, comentou Willian.

Liga Nacional de Futsal

A Liga Nacional de Futsal em 2020 quase terminou com o título para o Joinville. O time de Santa Catarina foi até a semifinal, mas perdeu para o Corinthians. Mesmo com a derrota, o Joinville mostrou a sua força na competição e terminou em terceiro lugar, tendo a segunda melhor defesa do torneio, à frente até dos finalistas Magnus e Corinthians. Outro grande destaque do time foi o goleiro Willian Felipe Dorn, melhor goleiro da LNF 20 e atleta com mais defesas no torneio, com 188.

Ainda no ano passado, a fórmula de disputa adotada pela Liga Nacional de Futsal foi dividir as equipes em três grupos. Na primeira fase, Joinville enfrentou Carlos Barbosa (RS), Cascavel (PR), Atlântico (RS), Foz Cataratas (PR), Marreco (PR) e o Blumenau (SC). Com 12 partidas disputadas, o tricolor ficou na primeira posição do grupo, com 27 pontos e 75% de aproveitamento. Na classificação geral, o clube ficou atrás apenas do Magnus/Sorocaba (SP), que terminou a primeira fase 100%, com 12 partidas e 12 vitórias.

Nas oitavas de final, o time enfrentou o Assoeva (RS). No primeiro jogo em Venâncio Aires (RS), o time catarinense goleou por 5 a 0, e na partida de volta em Joinville confirmou a classificação, com uma vitória de 2 a 1.

Divulgação Joinville

Além de repetir o feito de 2017 com a conquista da Tríplice Aliança, os comandados do técnico Daniel Júnior buscam o domínio estadual em 2021. Foto: Divulgação Joinville

Passada as oitavas de final, o Joinville enfrentou o Pato Futsal nas quartas. Na primeira partida em Pato Branco (PR), novamente o Joinville goleou, dessa vez por 5 a 1. No jogo de volta, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, o Pato Futsal surpreendeu os donos da casa e venceu por 3 a 2, placar que levou a decisão para a prorrogação. No tempo extra, a equipe conseguiu se impor e venceu o time paranaense por 2 a 0, garantindo a vaga na semifinal.

Pela semifinal da competição, o Joinville enfrentou a forte equipe do Corinthians. Na primeira partida em São Paulo, o time catarinense levou a virada e perdeu por 4 a 2. Em Joinville, a equipe não conseguiu se impor e novamente perdeu para a equipe paulista, desta vez por 3 a 1. A derrota eliminou a equipe da competição. Mesmo sem o título, a campanha da temporada 2020, que colocou o time na terceira colocação do nacional, animou os torcedores, elenco, comissão técnica e direção para o torneio em 2021.

Neste ano, 23 equipes disputarão a LNF 2021. Serão sete representantes do Paraná, cinco de Santa Catarina, quatro de São Paulo, três do Rio Grande do Sul e dois de Minas Gerais. Para a temporada 2021, a LNF vai contar com a presença de um representante do Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal (a equipe do Brasília permanece como convidada da LNF).

Neste ano, a LNF terá duas chaves de oito equipes e uma com sete. Todos os times jogarão em turno e returno dentro do grupo, o que somará 14 rodadas. Após o término da 1ª fase, a competição entra nos Playoffs e caminhará até as Finais. Em 2021, o critério para a divisão das chaves respeitará a colocação do time na 1ª fase da LNF 2020.

Confira as chaves da Liga Nacional de Futsal 2021

Grupo A

Magnus (SP) – Corinthians (SP) – Umuarama (PR) – São José (SP) – Joaçaba (SC) – Santo André Intelli (SP) – Jaraguá (SC)

Grupo B

Joinville (SC) – ACBF (RS) – Cascavel (PR) – Atlântico (RS) – Assoeva (RS)– Marreco (PR) – Blumenau (SC) – Juventude (MS)

Grupo C

Tubarão (SC) – Pato (PR) – Praia Clube (MG) – Minas (MG) – Campo Mourão (PR) – Foz Cataratas (PR) – Brasília (DF) – Marechal (PR).

Divulgação Joinville

Xuxa, ala do Joinville, um dos remanescentes do grupo. Foto: Divulgação Joinville

Um dos remanescente da bela campanha do Joinville na temporada passada, o ala Xuxa, exaltou o terceiro lugar do time na última LNF, mas reiterou o desejo do elenco em levar mais uma vez o time catarinense ao topo da maior competição do futsal nacional.

“Nós chegamos entre as quatro melhores equipes do Brasil em 2020, mesmo com toda dificuldade que passamos na preparação. Mas temos que buscar mais. Precisamos ganhar novamente a Liga e dar esse presente ao torcedor e patrocinadores”, destacou o ala Xuxa.

Taça Brasil de Clubes e Jogos Abertos de Santa Catarina

A Taça Brasil de Clubes e os Jogos Abertos de Santa Catarina serão as duas últimas competições do ano para o Joinville. Marcada para junho de 2021, o JEC Futsal precisa do troféu da Taça Brasil para alcançar a Tríplice Coroa. O clube de Santa Catarina busca o tricampeonato da competição que venceu nos anos de 2011 e 2017. A competição de 2020 terminou no dia 21 de fevereiro de 2021, com o título do Minas Tênis Clube (MG). Nesta edição, o time Tricolor não participou. Para a Taça Brasil 2021, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão ainda não divulgou os dias e datas da disputa.

Para encerrar o ano de 2021, o Joinville jogará os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), em sede a ser definida pela Fesporte. Campeão por três vezes (2005, 2006 e 2012), neste ano, o clube espera voltar a erguer o troféu do JASC.