Passar um tempo com menos afazeres, em casa e ao lado da família, não significa necessariamente uma fase de tranquilidade, isenta de incertezas e preocupações. A conclusão é um reflexo rápido de todo o pensamento compartilhado pelo ala Sandrinho, da Intelli Tempersul, enquanto aguardava seu voo no Aeroporto de Guarulhos. Ele deixou o Oeste Paulista para reencontrar os pais em Natal (RN), em uma viagem total de mais de 3 mil km.

A equipe do Oeste Paulista havia considerada a possibilidade de voltar aos treinos na última segunda-feira (6), mas a reapresentação foi adiada pela segunda vez, e agora as atividades são dadas como suspensas por tempo indeterminado. Tudo isso ainda em razão da pandemia do novo coronavírus.

No elenco, alguns atletas ficaram em Dracena, com suas famílias já instaladas na cidade, assim como Gu Cardozo, que não voltou para São Paulo, onde moram seus pais, devido ao cenário crítico enfrentado pela capital paulista.

Já Sandrinho está entre os que decidiram deixar o Oeste Paulista. Foi o último a fazer esta escolha, por conta da distância de casa. Na segunda mesmo, depois da direção informar os atletas que não há uma nova data para a reapresentação, o ala já estava no aeroporto localizado na região metropolitana, onde esperava para seguir viagem até Natal.

E, entre um portão e outro até o momento do embarque chegar, ele comentou tudo o que sentia diante do contexto vivido, com os prós e contras.

– O lado bom é que vou ficar em casa, perto da família, ajudando meus pais, que estão perto do grupo chamado de risco. Só estaria lá em dezembro, e isso foi antecipado. Mas a gente segue com muitas incertezas. Também temos a Europa como espelho. Por lá, temos campeonatos paralisados, que ninguém sabem se irão voltar, e outros que já até foram encerrados de forma antecipada. Aqui, tem se falado muito em ligas mais reduzidas. Então, não sabemos como será.

Maicon Reis

Sandrinho (à dir.) aproveitou para viajar para Natal. Foto: Maicon Reis

Assim como fez nos últimos dias no alojamento, o ala seguirá realizando a programação de treinos da equipe, como os demais atletas da Intelli Tempersul, por meio de plataformas online, em que as atividades têm sido feitas, em parte, em tempo real. Fora isso, ele continuará cuidando da parte física em casa, seguindo as medidas de isolamento necessárias, acordadas com a diretoria antes de viajar.

Embora o setor esteja desacelerado por lá, o fato da cidade ser um grande centro turístico foi colocado pelo próprio atleta como um ponto que aumenta ainda mais a necessidade de cuidados. Conforme informou a assessoria do Dracena no final desta segunda, o atleta já havia chegado em Natal.

Caso parecido

Sandrinho é irmão de Alan, que jogou na Intelli Tempersul em 2019. Após deixar a equipe do Oeste Paulista, Alan voltou para a Europa e foi jogar no futsal do Kosovo, onde está atualmente. Sandrinho contou que, por lá, a liga local segue paralisada, sem nenhuma perspectiva de volta.