Pensou em rivalidade do futebol paulista, logo vem à cabeça do torcedor o duelo Corinthians x Palmeiras. No futsal, porém, cabe a Intelli, time do interior do estado, a missão de ser o maior rival do Timão. De 2009 ao presente momento, as duas equipes se enfrentaram em dez confrontos decisivos, com o Alvinegro do Parque São Jorge saindo vitorioso em apenas três deles. Nesta segunda-feira, em Uberaba-MG, a Intelli ampliou as estatísticas ao eliminar o Corinthians na semifinal da LNF – o Timão já havia parado diante do rival na mesma fase nos três anos anteriores. Como de praxe no encontro entre as duas equipes, o duelo desta segunda foi marcado por muita polêmica e confusão, com a partida ficando parada por 20 minutos devido a uma briga, que começou na quadra e se estendeu para a arquibancada do Centro Olímpico de Uberaba.

– Com certeza é o maior clássico do futsal brasileiro da atualidade. Ganhamos um título na casa deles este ano, lutamos para repetir isso na Liga, mas não conseguimos. O jogo foi de igual para igual, lutamos até o último segundo e saímos de cabeça erguida, parabenizando o Orlândia pelo excelente trabalho, transformando esse duelo em um grande clássico – afirmou o pivô corintiano Deives, que defendeu as cores do rival em 2012.

Sobre a confusão na partida desta segunda, em Uberaba, o artilheiro do Timão preferiu tentar colocar um ponto final na polêmica:

– Foi um momento de euforia de um torcedor que pulou na quadra e iniciou a confusão. Não sei o que aconteceu, mas o pessoal acabou invadindo, as providências tomadas não foram as mais acertadas e acabou causando todo aquele tumulto – comentou.

Origem italiana

Assim como o Palmeiras, a Intelli tem suas origens na colônia italiana. Fundado em 1977 pelo empresário italiano Vincenzo Spedicato – atual presidente de honra e principal investidor do time -, a Intelli entrou para o hall de grandes clubes do estado em 2003, quando conquistou o seu primeiro Paulista. Desde então, foram mais dois títulos estaduais, duas Ligas Nacionais (2012 e 2013), duas Superligas (2013 e 2014) e uma Libertadores (2013).

A rivalidade com o Corinthians começou em 2009. Na ocasião, as equipes decidiram o Paulista, com vitória corintiana. No ano seguinte, veio o troco orlandino: título estadual em cima do Alvinegro. Para apimentar ainda mais a rivalidade, os times se encontraram em duas semifinais em 2012. No Paulista, vitória do Corinthians. Na Liga Nacional, triunfo da Intelli.

A classificação para a final da LNF diante do Timão se repetiu nos três anos seguintes. Em 2013, 2014 e 2015, a Intelli chegou à decisão da competição nacional ao deixar o rival para trás na semi. O mesmo aconteceu na semifinal da Liga Paulista do ano passado, quando a Intelli despachou o Corinthians pela segunda vez no mesmo mês. As equipes se encontraram ainda na final do Paulista desse ano. Desta vez, quem se deu melhor foi o Corinthians, que conquistou o título em pleno ginásio Maurício Leite de Moraes, em Orlândia.

Clássico marcado por brigas e confusões

Boa parte destes duelos decisivos foram marcados por polêmicas e confusões. Na semifinal da LNF 2014, o Corinthians ia conquistando a classificação até a Intelli conseguir a virada no último segundo da prorrogação. O gol de Dieguinho causou um clima de desespero nos corintianos presentes ao Parque São Jorge. Indignados, diversos torcedores invadiram a quadra para agredir o trio de arbitragem, após os jogadores corintianos reclamaram de toque de mão na jogada do gol da eliminação, o que não foi atendido pelos árbitros.

Em outubro deste ano, na final da Liga Paulista, novo encontro regado à tensão. Após uma discussão entre Cabreúva e Elisandro, Arthur acabou expulso e um grupo de reservas do Timão passou a discutir com torcedores, que chegaram a cuspir nos atletas da arquibancada.

Nesta segunda-feira, uma briga generalizada interrompeu por cerca de 20 minutos o duelo entre as equipes em Uberaba. O ápice da confusão aconteceu quando um torcedor, que estava na arquibancada do lado do Orlândia, invadiu a quadra para agredir o goleiro Deivd, da equipe do interior paulista. Naquele momento, a partida estava paralisada após uma troca de empurrões entre jogadores das duas equipes, iniciada após discussão entre Neto, do Corinthians, e Gadeia, da Intelli.

Logo após a agressão a Deivd, os seguranças do Orlândia foram à arquibancada tentar retirar o torcedor. Um orlandino chegou a agredir o mesmo com socos e chutes, gerando revolta nos corintianos, que passaram a trocar mais agressões com os torcedores rivais nas arquibancadas. Após alguns minutos de muita briga, policiais militares entraram no ginásio para conter a confusão.

Notícia: Cléber Akamine/ Flávio Dilascio
Imagens: Divulgação/ Corinthians/ Rodrigo Gazzanel/ Agência Estado/ Cleber Akamine