Divulgação

Jaraguá foi o primeiro campeão da Supercopa de Futsal. Foto: Divulgação

Nos anos de 2016 e 2017 as Supercopas foram realizadas entre as equipes campeãs da Taça Brasil de Clubes – Adulto Masculino – Divisão Especial e Liga Nacional de Futsal, sendo nesses dois anos campeões os clubes oriundos da Taça Brasil de Clubes, sendo eles: Jaraguá (SC) Campeão da Supercopa 2016 e ACBF (RS) Campeão da Supercopa 2017.

Já em 2017 a CBFS implementou em seu calendário a Copa do Brasil de Futsal Masculino e Feminino, competição esta que conta com a participação de até 32 equipes dos 27 Estados Brasileiros. Conhecida como a competição mais democrática do Brasil o torneio passou a dar vaga para disputa da Supercopa de Futsal e assim almejar também o torneio internacional de futsal.

Nos anos de 2018 e 2019 no gênero masculino, a Supercopa foi realizada no formato quadrangular, envolvendo os campeões da Taça Brasil de Clubes – Adulto Masculino – Divisão Especial, Copa do Brasil de Futsal Masculino, Liga Nacional de Futsal e uma equipe promotora do evento, tendo como campeões e indicados a Libertadores as equipes: Magnus (SP) Campeão Supercopa 2018 e S. C. Corinthians Paulista (SP) Campeão Supercopa 2019.

No ano de 2020 a Supercopa de Futsal foi realizada em Erechim (RS), participaram desta edição o Atlântico Erechim (RS) – Campeão da Taça Brasil de Clubes – Adulto Masculino – Divisão Especial, Pato Futsal (PR) – Campeão da Liga Nacional de Futsal e o S. C. Corinthians Paulista (SP) – Campeão da Copa do Brasil de Futsal Masculino, torneio este que teve como campeão o clube representante da Copa do Brasil, conquistando o bicampeonato. Logo após a competição em virtude da covid-19 a Conmebol cancelou a Libertadores que seria realizada naquele ano.

Em 2021 a Supercopa foi realizada em Sorocaba (SP) e contou com a participação das equipes Minas (MG) – Campeão da Taça Brasil de Clubes – Adulto Masculino – Divisão Especial, Dois Vizinhos (PR) – Campeão da Copa do Brasil de Futsal Masculino e o Magnus (SP_- Campeão da Liga Nacional de Futsal, tendo como campeão a equipe do Magnus (SP).

Como os países geralmente só possuem uma vaga para a CONMEBOL Libertadores de Futsal, para que houvesse indicação para a Libertadores 2021 de forma justa, foi promovido o confronto entre os campeões das Supercopas 2020 e 2021 denominado como Supercopa Edição Especial, sendo a equipe S. C. Corinthians Paulista (SP) vencedora e indicada para a Libertadores.

Evento este que ficou marcado pelo número recorde de visualizações no Youtube em um jogo de Futsal atingindo mais de 2 milhões de visualizações.

Desde então as Supercopas abrem o calendário nacional da CBFS, com os campeões do ano anterior, sendo eles: Taça Brasil de Clubes – Adulto Masculino – Divisão Especial, Copa do Brasil de Futsal e Liga Nacional de Futsal, com a novidade que no ano de 2022 a fim de oportunizar ainda mais a possibilidade dos clubes das cinco regiões do Brasil figurarem na competição internacional de futsal, foi incluído na Supercopa o campeão da Copa Nordeste de Futsal.

Yuri Gomes

Corinthians é a equipe com mais títulos da Supercopa, sendo tricampeão. Foto: Yuri Gomes