A Unidade Antidopagem da CONMEBOL realizou palestras educativas sobre a prevenção e luta antidoping, durante a CONMEBOL Libertadores Futsal, Uruguai 2021.

O objetivo desses encontros virtuais é brindar informação básica a todos os jogadores e ao corpo técnico sobre a importância dos riscos que implica a dopagem na saúde, sensibilizando a somá-los a lutar contra a dopagem, promovendo valores e princípios do jogo limpo.

A Comissão Médica e a Unidade Antidoping entendem que a divulgação dos procedimentos e a educação sobre as consequências do uso de substâncias proibidas são o mecanismo para a prevenção e luta contra o doping. Além disso, estas palestras também explicam e informam sobre a lista de substâncias e métodos proibidos; riscos representados pelos suplementos nutricionais; violações das Regras Antidoping; consequências do Doping: sanções, sanções, danos à saúde e sociais; procedimentos de Controle de Doping; Direitos e Responsabilidades dos jogadores e do pessoal de apoio; autorizações para Uso Terapêutico, entre outros tópicos interessantes, o que tornou estas reuniões bastante interativas com os educadores especialistas no assunto.

Os membros da Unidade Antidopagem, Dra. Patricia Mazacotte, Dr. Felipe Jaramillo, Elias Paredes e Gabriela Gossen foram os encarregados da apresentação aos 12 clubes participantes.

Estas palestras educativas fazem parte das atividades do Programa de prevenção do doping e promoção do fair play aos jogadores e ao corpo técnico de todas as delegações participantes dos diversos torneios realizados pela CONMEBOL. Programa iniciado desde 2018, estabelecendo-se como uma constante desde então em todos os torneios desenvolvidos pela CONMEBOL.