A jornada do Corinthians para conquistar a LNF não se resume aos 26 jogos disputados nesta edição. Foram quinze anos na elite do futsal brasileiro, em busca de chegar ao topo. Em 2016, a aposta foi na base, desde os jogadores, até o treinador, André Bié, que chegou para conduzir muitos atletas que ele mesmo ajudou a formar no sub-20 do Corinthians. Seria o primeiro ano deles na categoria adulta, recompondo o elenco alvinegro desfalcado de jogadores consagrados que saíram no final de 2015.

Para equilibrar a equipe, vieram jogadores experientes, como Vander Carioca e Índio, e ficaram outros, como Deives e Guitta, o craque do campeonato e o melhor goleiro, respectivamente. Aliás, títulos individuais não faltaram: melhor técnico, melhor ala direito, revelação e artilheiro. Mas o que ficou mais em evidência foi o grupo.

A pior colocação do Corinthians foi o décimo segundo lugar, ao final da terceira rodada. Mas no quadro geral foram conquistados quase 70% dos pontos em disputa. Em um total de dezesseis vitórias, cinco empates e cinco derrotas. O ataque foi o mais positivo da competição, com 84 gols, média de 3,2 por partida. Nos Playoffs, o time simplesmente não perdeu, empatou duas vezes e ganhou as outras seis para o soltar o grito a tanto tempo preso: “É CAMPEÃO!”.

Campeão
Vitórias – 16
Gols pró – 84
Artilheiro da equipe – Deives – 20 gols – 0,9 por partida

Rodrigo Coca

Corinthians é campeão da LNF2016. Foto: Rodrigo Coca