Em partida adiada da 17ª semana da LNF, Atlântico e Corinthians fizeram o último jogo da primeira fase, definindo os confrontos das oitavas de final. Mandante da partida, apesar de não jogar em seu ginásio, o time gaúcho abriu 2 a 0 em Tapera (RS), mas acabou levando a virada e saindo de quadra derrotado por 5 a 2. Com a vitória, o Corinthians encerra a primeira fase na vice-liderança com os mesmos 36 pontos da ACBF, que teve seis gols a mais de saldo. O adversário do Timão na próxima fase será a Intelli, 15º colocada. O Atlântico, por sua vez, terminou em nono e pega o Pato.

Edson Castro

Matheus Rodrigues leva Corinthians ao ataque em Tapera (RS). Foto: Edson Castro

Início arrasador do Atlântico

O jogo mal começou, e o Atlântico abriu o placar num chute certeiro de Cleber no ângulo. Mesmo com a vantagem, o time gaúcho não se acomodou. Aos cinco minutos, Barbosinha recebeu na frente e tocou na saída do goleiro Schutt, que conseguiu fazer a defesa. Pouco depois, Cleber deu uma caneta em Daniel e bateu em gol. Bem colocado, Schutt não deu rebote. O Corinthians só foi chegar com perigo aos oito. Em finalização de Murilo, Jackson desviou com a mão para escanteio.

Edson Castro

Atlântico chegou abrir dois gols de vantagem. Foto: Edson Castro

Aos 11, o Atlântico tratou de marcar o segundo. Após passe errado de Murilo, Lucas avançou sozinho e tocou rasteiro para o fundo do barbante. Em desvantagem, o Corinthians passou a sair mais para o jogo e, aos 12, Higor desperdiçou ótima oportunidade, cara a cara com Jackson. Um minuto depois, porém, Higor achou Matheus livre na área e ele não perdoou: 2 a 1. O empate não demorou a acontecer. Logo após a saída de bola, Higor desarmou Cleber e arrancou sozinho para fazer 2 a 2.

Motivado, o Corinthians foi com tudo em busca da virada e conseguiu. Aos 15, Daniel arriscou de longe, e Jackson aceitou, atrapalhado pelo corintiano Batalha. Aos 17, Daniel chutou cruzado, e Batalha completou de carrinho, marcando 4 a 2. Refeito do baque, o Atlântico voltou a criar chances no final do primeiro tempo, mas o Corinthians se trancou atrás, garantindo o resultado.

Timão resiste à pressão

O segundo tempo começou com mesmo panorama: Atlântico no ataque e Corinthians na defesa. Aos dois minutos, Barbosinha finalizou rente ao travessão. Três minutos depois, Lucas limpou a marcação e chutou forte. A bola foi para fora. Aos seis, Silva carimbou a trave numa conclusão da ala-direita. Na jogada seguinte, Lucas achou Gessé livre na área e ele mandou para fora, sozinho. Aos 10, Jackson viu Schutt adiantado e arriscou da intermediária. A bola tocou no travessão antes de sair.

Edson Castro

Fixo Daniel Batalha balançou a rede no confronto. Foto: Edson Castro

Jogando nos contra-ataques, o Corinthians teve ótima oportunidade para ampliar aos 13. Em descida em velocidade, Batalha saiu na cara de Jackson, que conseguiu salvar o time gaúcho. Aos 15, o Atlântico voltou a chegar com perigo numa conclusão de Cleber. Atento, Schutt fez a defesa. A três minutos do fim, o técnico Giba decidiu arriscar o goleiro-linha. Aos 18, Schutt voou para defender bola finalizada por Barbosinha. A pressão do Atlântico seguiu nos minutos finais, mas quem marcou foi o Corinthians. Aproveitando contra-golpe mortal, Matheus definiu o placar em 5 a 2.

Atlântico: Jackson, Cleber, Allan, Ian e Barbosinha. Entraram: Muriel, Erick, Silva, Nardinho, Cappa, Guto e Gessé. Técnico: Giba.

Corinthians: Schutt, Daniel, Batalha, Renatinho e Higor. Entraram: Nenê, Murilo, Henrique e André. Técnico: André Bié.

Os confrontos das oitavas de final

ACBF (1º) x Joaçaba (16º)
Corinthians (2º) x Intelli (15º)
Magnus (3º) x  Copagril (14º)
Tubarão (4º) x Marreco (13º)
Cascavel (5º) x Jaraguá (12º)
Campo Mourão (6º) x Foz Cataratas (11º)
Joinville (7º) x Assoeva (10º)
Pato (8º) x Atlântico (9º)