O InBody 770, avaliado em torno de R$ 84 mil, faz uma análise de composição corporal diferenciada. Grandes clubes de futebol estão utilizando essa metodologia

Os jogadores do Cresol/Marreco Futsal passaram pelas primeiras avaliações nesta primeira semana da pré­-­temporada. E, por meio da clínica do exercício e nutrologia esportiva do médico Clair Azzolini Filho, os atletas fizeram um exame em um dos equipamentos mais modernos do País. Para se ter uma noção, 15 dias atrás o atacante Emerson Sheik, do Flamengo, publicou uma foto na internet utilizando um equipamento igualzinho: um InBody 770, avaliado em torno de R$ 84 mil, que faz uma análise de composição corporal diferenciada. É o chamado exame de bioimpedância, mas que apresenta eletrodos de contato com os pés e as mãos, podendo apresentar índices separados de cada parte do corpo.

“A análise é feita em 30 segundos. A pessoa fica em cima do equipamento em contato com os eletrodos e o equipamento já mostra a taxa de gordura, muscular, composição corporal, nível de água no organismo, entre outros itens. Isso facilita bastante no trabalho de preparação, pois cada atleta tem um biotipo diferente”, comenta o médico Clair Azzolini Filho, especialista em medicina esportiva, com reconhecimento da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

“Daqui a um mês a gente vai fazer uma nova avaliação com os jogadores e vai ficar mais fácil de apresentar os resultados”, diz Clair. Segundo ele, poucas clínicas no Brasil têm o InBody 770. “O que é mais comum é a versão mais antiga, que tem menos opções e apresenta menor precisão. Mas esse modelo é o que tem de mais moderno no País. Grandes clubes de futebol já estão utilizando”, completa o médico do Cresol/Marreco.

Notícia e Imagem: Adolfo Pegoraro/ JdB