A Liga Nacional de Futsal é a maior e mais tradicional competição da modalidade no mundo. Na atual edição do campeonato, oito equipes seguem na disputa e lutam pela classificação às semifinais. ACBF, Pato, Corinthians, Joinville, Magnus, Campo Mourão, Tubarão e Jaraguá.

Ulisses Castro

ACBF é o time com mais títulos da Liga Nacional. Foto: Ulisses Castro

Das oito equipes na disputa, seis delas já conquistaram a LNF ao menos uma vez: ACBF (5), Jaraguá (4), Pato Futsal (1), Joinville (1), Magnus (1) e Corinthians (1). Tubarão e Campo Mourão buscam o inédito título.

Guilherme Mansueto

Campo Mourão e Magnus travam duelo nas Quartas da LNF2019. Foto: Guilherme Mansueto

Atual campeão do Campeonato Catarinense e dos Jogos Abertos de Santa Catarina, o Tubarão quer fazer história, agora, em âmbito nacional. No jogo de ida das Quartas de Final, na Arena Jaraguá, derrota para o Jaraguá Futsal por 4 a 2. Agora, o Tubarão precisa da vitória no tempo normal para levar a disputa à prorrogação. Caso o jogo se encaminhe ao tempo extra, o Tubarão terá a vantagem do empate.

Paulo Sauer

Tubarão busca o inédito título. Foto: Paulo Sauer

Já o Campo Mourão, que está na primeira participação na LNF, enfrenta o Magnus nas Quartas de Final. No jogo de ida, em Campo Mourão (PR), empate em 2 a 2. Agora, na Arena Sorocaba, quem vencer no tempo normal fica com a vaga. Em caso de um novo empate, a disputa segue à prorrogação e com o Magnus jogando pela vantagem do empate no tempo extra. O Magnus conquistou a LNF em 2014.

Paulo Sauer

Jaraguá busca título da LNF depois da era Malwee. Foto: Paulo Sauer

Entre os maiores vencedores da LNF, o Jaraguá busca o pentacampeonato. O tetra da equipe veio em 2010, no mesmo ano do fim da era Malwee, liderada pelo craque Falcão. O Jaraguá é o segundo clube com mais títulos da LNF, só fica atrás da ACBF, que já venceu cinco vezes.

Mauricio Moreira

Pato é o único paranaense campeão da LNF. Foto: Mauricio Moreira

A ACBF, de Carlos Barbosa, tem pela frente o Pato Futsal, atual campeão da LNF. No jogo de ida, em Pato Branco (PR), vitória dos paranaenses por 3 a 0. O Pato joga pela vantagem do empate no tempo normal para garantir a classificação. Já a ACBF precisa vencer no tempo normal para levar a disputa à prorrogação e poder jogar com a vantagem do empate no tempo extra, já que obteve melhor campanha na primeira fase. O último título da ACBF na LNF veio em 2015.

Juliano Schmidt

Joinville e Corinthians travam duelo de campeões nas Quartas de Final da LNF2019. Foto: Juliano Schmidt

Outro badalado confronto ocorre entre Joinville e Corinthians. As duas equipes lutam pelo bicampeonato. O JEC conquistou a LNF em 2017, enquanto o Corinthians foi o vencedor em 2016. No jogo de ida das Quartas de Final, em Joinville, o time catarinense venceu por 3 a 1. Agora, na volta em São Paulo, um empate no tempo normal é o suficiente para o JEC ficar com a vaga. Já o Corinthians precisa vencer no tempo normal para forçar à prorrogação. No tempo extra, a vantagem do empate é do Corinthians.