FC Barcelona

A fase final da UEFA Futsal Champions League será disputada de 9 a 11 de Outubro, no Palau Blaugrana do Barcelona. Ambas as semifinais terão adversários espanhóis com estreantes nas competições russas. O anfitrião Barça, bicampeão, enfrenta a KPRF, enquanto o antigo vice-campeão Murcia FS enfrenta Tyumen. Os jogos serão disputados a portas fechadas.

O sorteio foi feito por Aleksandr Hleb na sede do Comitê Olímpico da Bielorrússia em Minsk, em fevereiro. As finais deveriam ser disputadas originalmente em Minsk em abril de 2020, mas foram adiadas devido à crise do COVID-19 e movidas.

Finais de 2020: Palau Blaugrana, Barcelona

Sexta-feira, 9 de outubro:

Semifinais

Murcia FS (ESP) vs Tyumen (RUS): 16:00 CET

Barça (ESP, anfitriões) vs KPRF (RUS): 21:00 CET

Domingo, 11 de outubro:

Eliminatória do terceiro lugar: 16:00 CET

Final: 20:00 CET

 

Barça (ESP)

Melhor desempenho: vencedores (2012, 2014)

Aparições nas finais: vencedores de 2012 (anfitriões), terceiro lugar de 2013, vencedores de 2014, segundo lugar de 2015, terceiro lugar de 2018, terceiro lugar de 2019

Artilheiros: Mario Rivillos, Daniel Shiraishi 5

Em sua sétima final no formato de quatro equipes introduzido em 2006/07, uma contra o recorde do Kairat Almaty.

Foi anteriormente a anfitriã em Lleida em 2012, altura em que venceu a competição pela estreia.

Esperando se tornar apenas o segundo vencedor por três vezes, depois do rival espanhol Inter FS (que tem cinco títulos).

Venceu o Murcia por 3-2 em uma série final épica de cinco jogos para ganhar seu primeiro título espanhol em seis anos na temporada passada.

Sergio Lozano esteve nas equipas do Barça em 2012 e 2014, acompanhado neste último por Aicardo. Daniel Shiraishi (2017 e 2018) venceu com o Inter e Marcênio foi vencedor em 2016 com Ugra Yugorsk. Ferrao é um ex-jogador do Tyumen e Esquerdinha foi trazido para a Europa em 2006 por Murcia, mas ambos sofreram lesões graves na temporada passada, daí a contratação em janeiro de Ximbinha.

Roger, Juanjo, Mario Rivillos, Arthur e Boyis deixaram o clube no final de junho ao término de seus contratos.

Foi eliminado dos play-offs da liga espanhola em junho na fase dos quartos-de-final, por isso terá de vencer estas finais para se qualificar para a Europa na próxima época.

KPRF (RUS)

Melhor desempenho: temporada de estreia

Artilheiro: Paulinho 6

Venceu Murcia por 6-5 na rodada principal; Artem Niyasov marcou o gol da vitória no último minuto.

Em seu primeiro jogo da rodada principal e na estreia europeia, o time de Moscou derrotou o vencedor por duas vezes e o vice-campeão de 2019, o Kairat, por 3-0.

O elenco inclui Lin, que venceu esta competição com o Barça em 2012 (marcando na final) e em 2014, e Artem Niyazov, integrante da equipe do Ugra que conquistou o título na estreia em 2016. Romulo e Aleksandr Fukin foram vice-campeões com FC Dynamo.

Eles também contrataram recentemente outro ex-jogador do Dínamo, Nando.

Ganhou o primeiro título russo em agosto, por isso é o único dos quatro últimos que não precisa triunfar em Barcelona para se qualificar novamente na próxima temporada.

 

Murcia FS (ESP)

Melhor desempenho: vice-campeão (2008)

Presenças nas finais: terceiro lugar em 2007 (anfitriões), vice-campeão em 2008

Artilheiro: Felipe Paradynski 7

De volta à Europa pela primeira vez desde 2012/13; sua última participação na final foi uma derrota nos pênaltis para o Sinara Ekaterinburg na decisão de 2008, em Moscou.

Encontrou o Barça duas vezes na última temporada, perdendo por 4-3 na Supertaça da Espanha em setembro e por 2-1 fora na liga em dezembro.

Leo Santana foi vencedor em 2013 com o Kairat, pelo qual conquistou o bronze em 2011; a mesma posição que terminou em 2018 e 2019 com o Barça (com quem Marc Tolrá levou o bronze de 2013).

O pivô brasileiro Rafa Santos e o capitão do Paraguai Cholo Salas foram contratados recentemente, embora o influente pivô Álex Yepes, titular do time desde 2011, tenha saído.

O técnico Diego Giustozzi levou a Argentina à vitória na Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2016.

Foi eliminado dos play-offs da liga espanhola em junho na fase dos quartos-de-final, por isso terá de vencer estas finais para se qualificar para a Europa na próxima época.

 

Tyumen (RUS)

Melhor desempenho: temporada de estreia

Melhor marcador: Artem Antoshkin 6

Chegou à final com uma derrota por 3-1 sobre o detentor do título Sporting CP, apenas a terceira vez que o atual campeão foi eliminado na Ronda de Elite no formato atual.

Ganhou seu primeiro título russo na temporada passada ao derrotar a KPRF por 3-1 na série melhor de cinco, mas nos play-offs de agosto de 2019/20 perderam todas as três partidas da semifinal para o mesmo time.

Bruno Taffy fez parte da equipa do Inter que venceu este torneio em 2018.

Antoshkin está suspenso para as semifinais contra o Murcia devido a dois cartões amarelos na Ronda de Elite.