Os técnicos espanhóis continuam brilhando na Ásia. Das 16 equipes qualificadas para competir na Copa Asiática do Turquemenistão 2020, cinco são lideradas por treinadores da Espanha. Japão, com Bruno García, Tailândia, com José María Pazos, Vietnã, com Miguel Rodrigo, Líbano, com Paco Araújo, além da Arábia Saudita, com Luis Fonseca. Essas seleções se juntam ao Irã, Uzbequistão, Líbano, Bahrein, Quirguistão, Tajiquistão, China, Coréia do Sul, Indonésia e Omã na Copa Asiática do Turquemenistão, que será realizada em fevereiro de 2020. Também estarão em jogo 5 vagas para a Copa do Mundo na Lituânia, de 12 de setembro a 4 de outubro.

Divulgação

Ao todo, 16 seleções lutarão por 5 vagas na Ásia para a Copa do Mundo FIFA de Futsal 2020. Foto: Divulgação

O Japão selou sua classificação para o Turcomenistão da AFC 2020 pela Zona Leste. A seleção japonesa, liderada por Bruno García, terminou em primeiro lugar na fase de qualificação depois de vencer as duas partidas realizadas na China.

Na estreia contra Macau, o Japão goleou de forma histórica por 17 a 2. A vitória contra a Coréia no segundo e último compromisso por 4 a 2 garantiu a primeira posição no grupo japonês, conseguindo um lugar para a AFC 2020.

Já a Arábia Saudita, com Luis Fonseca, conseguiu pela primeira vez na história do país saudita se classificar para disputar a Copa da Ásia com quatro outras seleções da Zona Oeste, como Kuwait, Bahrain, Líbano, com Paco Araujo, e Omã.

O Campeonato de Futsal da AFF serviu como Eliminatórias da Zona Asiática, onde a Tailândia, com José María Pazos, conquistou o 15º título depois de vencer a Indonésia, que também garantiu seu lugar no Turquemenistão 2020. Vietnã, com Miguel Rodrigo na frente, derrotou Mianmar para terminar em terceiro e garantir a última vaga para a Copa da Ásia.

Finalmente, na Ásia Central e do Sul, o atual campeão foi classificado, Irã, Uzbequistão, Tajiquistão e Quirguistão selaram sua presença na Copa da Ásia no próximo ano. Os anfitriões de 2020, o Turquemenistão, competiram nas eliminatórias e, apesar de não conseguirem pontos, ganharam uma experiência valiosa que os servirá bem nas finais, que acontecerão de 26 de fevereiro a 8 de março.