Arte UEFA

Grupos da Euro 2022. Foto: Arte UEFA

A Holanda receberá o UEFA Futsal EURO 2022 de 19 de janeiro a 6 de fevereiro do próximo ano, a primeira edição desde a mudança do torneio bienal de 12 seleções para uma fase final de 16 nações, realizada a cada quatro anos.

O sorteio no Campus KNVB em Zeist dividiu os anfitriões e 15 possíveis eliminatórias em quatro grupos de quatro. A fase de grupos será disputada no Ziggo Dome, Amsterdam e MartiniPlaza, Groningen, com a fase eliminatória no Ziggo Dome.

Confira os grupos

Grupo A : Holanda (anfitriões), Sérvia / Bielorrússia *, Ucrânia, Portugal

Grupo B : Cazaquistão, Itália, Eslovênia, Finlândia

Grupo C : Rússia, Polônia, Eslováquia, Croácia

Grupo D : Geórgia, Espanha, Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina

Portugal é o atual campeão, enquanto a Espanha (7), Itália (2) e Rússia (1) também são campeãs anteriores. Portugal também ganhou a recente Copa do Mundo de Futsal da FIFA na Lituânia. Bósnia e Herzegovina, Finlândia, Geórgia e Eslováquia estão fazendo sua estreia na fase final.

As cidades-sede

Ziggo Dome, Amsterdã: fase de grupos, eliminatórias

A arena de 10.500 lugares foi inaugurada em 2012 e, além de sediar grandes esportes indoor, é uma das principais salas de concertos.

MartiniPlaza, Groningen: fase de grupos

A arena de 3.900 lugares foi inaugurada em 1989 e foi ampliada em 2000. Ela já recebeu grandes eventos de tênis e basquete, bem como concertos e exposições. É a casa do time de basquete Donar.

As seleções foram distribuídas de acordo com a classificação do coeficiente da seleção sênior masculina de futsal da UEFA , com o vencedor do “play-off” levando a classificação do adversário com o coeficiente mais alto, a Sérvia.

Foram quatro potes: o Pote 1 composto pelas quatro equipas com melhores classificações de coeficientes incluindo Portugal, o detentor do título; Pote 2 com as próximas quatro equipes (incluindo os vencedores do play-off) e assim por diante.

As equipes foram sorteadas nos grupos em ordem alfabética dos Grupos A a D, e as posições no grupo (1, 2, 3, 4) também foram sorteadas.

A anfitriã Holanda não foi sorteada, mas foi colocada na posição A1. Como eles foram semeados no Pote 4 (que será sorteado primeiro), as outras três equipes naquele pote foram sorteadas nos Grupos B, C e D. O Pote 3 é sorteado em seguida, depois o Pote 2 e finalmente o Pote 1. Com base nas decisões tomadas pelo Painel de Emergência da UEFA, Rússia e Ucrânia não puderam ser sorteadas no mesmo grupo.

Pote 1

Espanha

Rússia

Portugal (detentores)

Cazaquistão

Pote 2

Croácia

Azerbaijão

Sérvia / Bielorrússia

Itália

Pote 3

Ucrânia

Eslovênia

Bósnia e Herzegovina

Polônia

Pote 4

Finlândia

Eslováquia

Geórgia

Holanda (anfitriã, colocada na 1ª posição do Grupo A)