Getty Images

Futsal cresce entre a população do país africano. Foto: Getty Images

Os habitantes das Ilhas Salomão vivem e respiram futebol. Multidões de cinco dígitos são comuns no Lawson Tama Stadium – uma conquista notável com uma população de apenas 100.000 habitantes na ilha principal.

O futsal também é, sem dúvida, um componente importante do ecossistema do futebol nas Ilhas Salomão. Mais especificamente, uma iteração externa do jogo jogado em qualquer superfície dura e plana. Apesar da umidade opressiva, ou talvez por causa dela, o futsal é muito mais popular neste país da Melanésia do que em qualquer outro lugar do Pacífico.

“O futsal é um esporte em rápido crescimento”, diz o conceituado capitão da seleção nacional Micah Lea’alafa. “Em todos os lugares que você vai nas Ilhas Salomão – todos jogam futsal.”

Paixão, orgulho e contos de fadas

Tal tem sido seu domínio na Oceania que as Ilhas Salomão marcarão sua quinta participação consecutiva na Copa do Mundo de Futsal da FIFA quando entrarem em campo na Lituânia. Aguardam-nos os jogos da fase de grupos com Marrocos, Portugal e Tailândia. Uma coisa é certa – a paixão dos habitantes das Ilhas Salomão pelo jogo e o orgulho de representar sua nação estarão em evidência, como aconteceu anteriormente no cenário mundial.

Poucas das 24 nações que vão para a Lituânia 2021 foram afetadas pela Covid-19 tanto quanto as Ilhas Salomão. Jogadores e dirigentes perderam empregos e renda, e foi negado à equipe o acesso ao único tribunal nacional padrão do país, com grande impacto nos preparativos.

Com a opção de treinamento em Honiara transformada em um centro de vacinação improvisado, uma rudimentar quadra de basquete ao ar livre é agora o centro de treinamento do Kurukuru. A qualidade das instalações usadas por muitos de seus concorrentes é de um mundo de distância em todos os sentidos.

“A quadra nos limita a dar 100 por cento de segurança, mas até agora tudo bem e todos os jogadores estão com boa aparência”, disse Lea’alafa. “Quando treinamos em uma quadra apropriada (no futuro), podemos trabalhar no aspecto tático do nosso jogo.”

As Ilhas Salomão tiveram resultados mistos em suas campanhas anteriores no cenário mundial. No entanto, eles conseguiram uma nota de rodapé memorável na história da Copa do Mundo de Futsal com uma vitória de contos de fadas sobre a Guatemala, incluindo uma vitória de seu goleiro de 16 anos.

Financiamento de desenvolvimento

Embora o regime de treinamento das Solomons tenha sido severamente afetado, eles poderão acessar o financiamento do Plano de Alívio Covid-19 da FIFA para cobrir parcialmente os custos de treinamento e viagens antes da Copa do Mundo de Futsal.

“A Covid-19 realmente afetou o futebol nas Ilhas Salomão”, disse Leonard Paia, presidente-executivo da Federação de Futebol das Ilhas Salomão (SIFF).

“Temos apenas um local onde podemos disputar a Liga Nacional de Futsal. Infelizmente, nas Ilhas Salomão não temos acesso às instalações que outros países usam para treinar suas seleções para a Copa do Mundo.

“O FIFA Forward tem nos apoiado nessas áreas. Agradecemos muito o apoio que a FIFA nos deu para ajudar a desenvolver nossas atividades, o que nos permite cumprir nossos compromissos com o desenvolvimento do futebol em nosso país ”.

As Ilhas Salomão estão planejando um acampamento de treinamento na Austrália e, com sorte, na Europa, antes de chegarem à Lituânia e ao que é quase a parte mais distante do mundo de casa.

“A Covid-19 nos afetou e causou desemprego para alguns dos jogadores”, disse Francis Lafai, treinador assistente do Solomons. “O financiamento da Covid-19 nos apoiou financeiramente. Sem esse suporte, não poderíamos ter esses treinamentos.