Durante a reunião do Comitê Olímpico Internacional, na Suíça, o diretor-executivo dos Jogos Olímpicos, Christophe Dubi, afirmou que não houve conversas sobre o ingresso do futsal nos Jogos Olímpicos de 2016. No fim de novembro, o Ministro de Esportes do Brasil, George Hilton, informou que lançou a tentativa de contar com a modalidade como esporte de demonstração nas Olimpíadas do Rio, mas a informação acabou sendo negada nesta quarta-feira.

– Sobre o futsal, posso dizer que não tivemos nenhum pedido, nem discutimos esse assunto. Posso dizer também que o futsal, por decisão da Fifa, vai ser incluído no programa olímpico dos Jogos da Juventude de 2018, em Buenos Aires – afirmou Christophe Dubi.

A última vez que uma edição das Olimpíadas teve esporte de demonstração foi em 1992, em Barcelona. As modalidades escolhidas foram o hóquei em patins e a pelota basca. Atualmente, o futsal é praticado em 170 países e controlado pela Fifa desde 1989. Em 2007, durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a modalidade fez parte do programa, também como demonstração, e o Brasil sagrou-se campeão, batendo a Argentina na decisão por 4 a 1.

Há duas semanas, George Hilton demonstrava esperanças na inclusão do futsal ao revelar um pedido feito ao COI, mas, pelas declarações do diretor-executivo dos Jogos Olímpicos nesta quarta, Falcão e companhia não terão a oportunidade de entrar em quadra nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

– Entramos com o pedido de inclusão do futsal ao menos como modalidade demonstrativa nos Jogos Olímpicos de 2016. A intenção é que em Tóquio o futsal já esteja como integrante do programa olímpico, mas essa é uma decisão que não compete a mim ou a ninguém do Governo Federal, e sim ao Comitê Olímpico Internacional – disse o Ministro, na ocasião.

Notícia: GloboEsporte.com/Claudia Garcia
Imagem: Adalberto Marques/ Ag. Estado