O Programa de Estágio para Treinadores de Futsal promovido pela Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) começou no sábado, 18, e conta com 65 participantes. Entre eles, dois dirigentes de uma equipe de Luanda, capital de Angola. O presidente do Coprat Futsal Clube, Rui Manoel de Mesquita Sampaio, e o supervisor José Maria Viana de Mesquita Sampaio, vieram para o Brasil exclusivamente para o curso.

Rui Manoel, que além de presidente é também o treinador de sua equipe, explica que veio ao Brasil para buscar mais conhecimento para o esporte que não é muito popular no seu país. As modalidades prediletas entre os angolanos são o basquete, o handebol feminino e em terceiro o futebol. Depois o gosto do público se divide entre vários esportes, entre eles, o futsal. “Nosso futsal posso resumir que é amador. Treinamos duas ou três vezes por semana. A maior parte dos jogadores tem outras profissões e treinam a noite. Infelizmente não temos estrutura para ser profissional”, comentou Rui Manoel.

Ulisses Castro

Em Angola o futsal ainda está conquistando seu espaço. Foto: Ulisses Castro

Ao contrário do Brasil, onde o futsal já é praticado na maioria das escolas e serve, inclusive, como base para muitos astros do futebol, em Angola não há o mesmo incentivo. “Infelizmente não começa na escola. É desejo das Associações de Futsal, que têm a mesma função do que as federações aqui no Brasil, dar condições de montar categorias de formação da categoria Mirim até o Sub-20”.

Mesmo que o futsal não seja tão popular naquele país, eles acompanham bastante os jogos dos times brasileiros e assistem aos jogos da Liga Nacional de Futsal (LNF) pela TV. E foi assim que decidiram participar do curso, que está sendo coordenado pelo técnico Marquinhos Xavier. “Quem me apresentou o Marquinhos, indiretamente, foi o técnico Fernando Ferretti, pois também fiz o curso com ele, em Sorocaba. Fazem dois anos que minha vontade vir ao Carlos Barbosa, pois me inspiro muito no trabalho do Marquinhos. Meu time tem o estilo parecido ao dele. Não pode ser igual, mas uns 60% da forma estruturada em quadra é semelhante. Estamos impressionados com a organização da ACBF. É um espetáculo, é um mundo diferente e tudo é uma novidade. Quem me dera em Angola termos metade desta estrutura”, comentou Rui Manoel, que afirma que o curso está superando suas expectativas. “Já tinha conhecimento que o curso era bom, mas era ver para crer. Estou maravilhado e acredito que quando chegar ao meu país serei uma nova pessoa para o futsal.  A forma como se trabalha aqui, a organização administrativa e mesmo técnica que a ACBF tem impressiona. Me dá mais vontade e alegria para voltar para Angola. Superou minhas expectativas”.

O Estágio em Carlos Barbosa termina nesta quarta-feira e logo depois os dirigentes do clube angolano voltarão para o seu país afim de alavancar o futsal com o conhecimento adquirido. “Tenho esperança de que a Federação de Futsal tenha uma vice-presidência dentro da Federação de Futebol da Angola. Assim, os principais clubes de futebol do país poderão abrir times de futsal. Isso me dá esperança e me faz buscar mais conhecimento. Quando eu sair daqui poderemos explicar melhor para estes clubes sobre o que é o Carlos Barbosa ou o Magnus. Principalmente no Carlos Barbosa pelos seus anos de história no futsal e por tudo que já conquistou neste esporte”.

O Programa de Estágio para Treinadores de Futsal contou com palestras e aulas práticas comandadas por Marquinhos Xavier. Nesta edição, o supervisor da ACBF Lavoisier Freire Martins, o preparador físico Alexandre Baldasso, o fisioterapeuta Cristiano Henzel e os preparadores de goleiros Luciano Meneghetti e Itamar Nielsen palestraram e fizeram demonstrações práticas. Além deles, o curso teve a participação de Eduardo Cilló, que falou sobre Psicologia do Esporte e também do técnico do Corinthians André Bié, atual campeão da LNF e eleito o melhor técnico do campeonato do ano passado.