Gilmar André Teles Souza, o Giba, faz parte da nova geração vitoriosa de treinadores do futsal brasileiro. No próximo domingo (15), o treinador do Atlântico, Vice-Campeão da LNF2018 e atual campeão da Taça Brasil de Clubes, comandará a equipe verde no Jogo dos Craques da LNF2019. O evento começa às 10h, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC) e terá transmissão ao vivo do SporTV.

Edson Castro

Giba vem fazendo história no comando do Atlântico. Foto: Edson castro

Detalhista, estudioso, disciplinado e vencedor. Essas são algumas características que acompanham o dia a dia do ex-jogador de futsal e atual treinador do Atlântico. Giba é natural da cidade de Canoas (RS), fez história como jogador e agora está colecionando decisões e títulos na carreira de treinador.

Como atleta, Giba teve destaque em equipes do Rio Grande do Sul, como Galera (Nova Prata), Enxuta (Caxias do Sul), UPF (Passo Fundo), Ulbra (Canoas), Atlântico (Erechim), ATF (Tapejara), Cortiana (Farroupilha) e ALAF (Lajeado). Também defendeu as cores do Pato Futsal, do Paraná.

Os principais títulos como jogador vieram com a camisa da Enxuta, incluindo Campeonato Gaúcho, Circuito Nacional e Taça Brasil de Clubes. Também na Enxuta, Giba atuou ao lado de Manoel Tobias, que será o capitão do time verde no Jogo dos Craques da LNF2019. “Manoel Tobias agregou muito na minha carreira. Um cara inteligente, muito tranquilo, profissional exemplar e vencedor. Tive a oportunidade de conquistar o Circuito Nacional e Campeonato Gaúcho ao lado dessa fera. Tenho uma admiração muito grande pelo profissional e pela pessoa que é o Manoel”, disse.

Divulgação Enxuta

Giba e Manoel Tobias comemoram juntos título pela Enxuta (RS). Foto: Divulgação Enxuta

Giba também tem uma forte identificação com o Atlântico. Como atleta, atuou por seis temporadas no Galo de Erechim e conquistou a Copa Internacional e a Copa Sul. Agora, como treinador, vem colocando o Atlântico em grandes decisões. Em 2018, o Galo foi Vice-Campeão da Supercopa de Futsal, da Liga Nacional, da Taça Brasil de Clubes e da Liga Gaúcha. Já em 2019, comemorou o título da Taça Brasil de Clubes. “Para ganhar é preciso estar na final e o Atlântico está mostrando força na construção do trabalho. Em 2018, foi um grande ano, apesar dos vices. Em 2019, seguimos na mesma pegada e conquistamos a Taça Brasil. A motivação em sempre querer melhorar e a sede por títulos nos move como atleta, treinador, enfim, como ser humano”, comentou.

José Delmo Menezes Jr

Giba é um dos treinadores em evidência no futsal brasileiro. Foto: José Delmo Menezes Jr.

No Jogo dos Craques da LNF, o técnico Giba estará acompanhado da comissão técnica do Atlântico. Nomes como Igor Braga (preparador de goleiros), Elton Dalla Vécchia (supervisor) e Waldir Triches (massagista) também estarão no banco de reservas.