O jovem pivô Douglas Cappa, que dia 20 de dezembro completou 24 anos, foi uma das grandes surpresas positivas do Marreco Futsal na reformulada equipe de 2021. O atleta foi o artilheiro do time de Francisco Beltrão em todas as competições que participou e ainda deu assistências importantes.

Natural de Santiago (RS), Cappa acumula frustrações e alegrias em sua curta carreira, contando com uma dispensa no futebol de campo, no Clube Esportivo de Bento Gonçalves, aos 16 anos, mas também com uma evolução fantástica no futsal, em Pelotas, que o tornou o artilheiro da Liga Gaúcha com apenas 20 anos, em 2017.

Após duas temporadas no Atlântico de Erechim (RS), Cappa chegou ao Marreco precisando de confiança e afirmação, e foi o que conseguiu em quadra. Agora, em 2021, com um investimento maior da equipe, o jogador sonha com títulos importantes.

Murilo Somenssi

Douglas Cappa, 24 anos, natural de Santiago (RS), foi o artilheiro do Marreco Futsal na temporada 2020. Foto: Murilo Somenssi

Como foi sua infância ligada ao futsal?

Douglas Cappa – Sempre gostei muito de futsal, apesar de fazer minha base no futebol de campo. Quando era mais novo, conseguia conciliar os dois esportes e me ajudou bastante, no quesito de levar para o campo os aprimoramentos e as técnicas do futsal, de pensar mais rápido, facilidade em jogar em espaços curtos, isso facilitava bastante meu estilo de jogo.

Quem foi seu maior incentivador nas categorias de base?

Com certeza, meu maior incentivador desde o começo foi meu pai (Roberto Carlos), sempre esteve do meu lado e me apoiava em qualquer situação e até hoje é assim. Sempre tive essa motivação de jogar por ele e pela minha família, com aquele sonho de um dia me tornar um jogador profissional. Nunca deixei de acreditar que um dia seria possível viver somente do esporte e hoje, graças a Deus, eu conquistei isso.

Você chegou a ficar frustrado por ter sido dispensado de um clube de futebol?

No começo, fiquei um pouco decepcionado com o clube e comigo por não ter conseguido ficar na equipe profissional, apesar de ter somente 16 anos na época. Tinha esse sonho desde criança e foi algo que teve uma importância muito grande pra mim. Mas logo em seguida tive o convite para jogar futsal na mesma cidade e foi algo que mudou totalmente minha vida, comecei a entender o que realmente era o futsal e consegui evoluir dentro desse esporte. Achei uma maneira de manter meu sonho vivo.

Como você aprimorou a finalização em sua formação?

Desde pequeno, sempre treinei bastante finalização, de direita, de esquerda, buscando melhorar a cada treinamento. E hoje eu continuo fazendo isso, sempre depois dos treinos, quando estou mais descansado, procuro ficar finalizando pra aprimorar minhas qualidades, em várias situações de jogo, variando os goleiros também, sempre tentando achar uma maneira de continuar fazendo gols, porque cada goleiro tem sua qualidade, e assim a gente vai se ajudando e aprimorando cada vez mais, acredito que seja minha melhor característica, a finalização.

O que você gosta de fazer quando não está jogando?

Eu sou uma pessoa que gosta bastante de ficar em casa, jogar vídeo game, escutar música, assistir a filmes, acompanho bastante jogos também e gosto de rever os meus jogos, sempre tentando buscar onde eu posso melhorar e entender onde eu errei, às vezes chamar alguns amigos pra fazer algo diferente em casa, sou uma pessoa mais reservada.

Você se considera um atleta supersticioso?

Eu acredito bastante em Deus e no meu trabalho. Antes dos jogos, procuro pensar na minha família, procuro escutar música no vestiário (pagode ou funk), que é o que me deixa mais tranquilo e concentrado pra poder jogar da melhor maneira possível.

Você traça metas de gols por temporada?

Eu não costumo traçar metas de gols por temporada, eu sempre levo comigo o pensamento de quanto mais gols eu conseguir fazer, mais o meu trabalho vai ser reconhecido. É um sinal que estou trabalhando da maneira correta, sempre me cobro bastante por cada gol perdido, sempre querendo fazer mais gols e me destacar na artilharia do clube.

O que você espera da temporada 2021 com o Marreco Futsal?

Estou bastante confiante para 2021, acredito que a equipe manteve uma base muito boa e buscou atletas experientes e que com certeza só irão vir pra somar. Espero que os objetivos traçados pra temporada sejam alcançados com êxito, com muito trabalho, muita dedicação e muita entrega de todos os jogadores, que a gente consiga trazer vários títulos para o clube nesta temporada.