O clássico Brasil e Argentina irá agitar quatro cidades catarinenses neste mês de julho. Fraiburgo, Seara, Joaçaba e Jaraguá serão palcos do duelo Sul-Americano, que servirá de preparação para as duas seleções que disputam a próxima Copa do Mundo de Futsal, em setembro, na Colômbia.

Ricardo Artifon

Ricardo Artifon

O duelo com os argentinos ganhou contornos de grande rivalidade nos últimos anos. A evolução dos nossos “hermanos” no futsal é notória, com jogadores se destacando inclusive no futsal europeu.

Um dos muitos duelos que ficou marcado na história foi ocorreu em Brasília, no dia 7 de setembro de 2014. No Estádio Mané Garrincha, a Seleção Brasileira venceu a Argentina por 4 a 0, no primeiro confronto de futsal realizado em um estádio de futebol.

Porém, naquele mesmo ano, a Seleção Brasileira acabou sendo superada pelos argentinos na Copa Intercontinental, realizada no Kuwait. Na semifinal, a Argentina bateu o Brasil e acabou sendo campeã do torneio.

O novo momento argentino nas quadras viria a trazer outro revés para o Brasil. Na Copa América, também nas semifinais, a Seleção foi derrotada nos pênaltis. Após empate no tempo normal e prorrogação, a Argentina acabaria levando a melhor nas penalidades.

Novo momento

A resposta do Brasil veio neste ano de 2016. Primeiro, nas Eliminatórias, um novo encontro, desta vez na final. Com equipe completa, os brasileiros não deram chance aos rivais Sul-Americanos, vencendo o confronto com 4 a 0 no placar.

Dois novos encontros ocorreram durante a Copa Sul-Americana, realizada em Uberaba, Minas Gerais. As equipes se enfrentaram logo na estreia da competição, mostrando o já tradicional equilíbrio. Apesar de ter saído atrás no placar, o Brasil virou e levou o triunfo por 2 a 1. Na final, mais um embate. Desta vez a vitória foi mais tranquila, com direito a goleada: 6 a 2 para os brasileiros.

Fechando a série de confrontos dos últimos dois anos, o clássico marcou a decisão do primeiro Sul-Americano de Futsal Sub-17, realizado em Foz do Iguaçu. Na final, com direito a prorrogação, a nova geração do futsal brasileiro venceu o confronto por 4 a 2, ficando com o título inédito na modalidade.

Os novos encontros já estão marcados com promessa de muita emoção em quadra. Confira as datas:

25/7 – 21h – Fraiburgo (SC)

27/7 – 20h – Seara (SC)

28/7 – 18h30 – Joaçaba (SC)

31/7 – 13h – Jaraguá do Sul (SC)

Notícia: Assessoria de Imprensa CBFS