Não é só o continente Sul-Americano que vive a expectativa de definir os classificados para a Copa do Mundo de 2016. Se as Eliminatórias por aqui começam no dia 5 de fevereiro, com o Brasil disputando uma das três vagas, a bola também nas outras partes do globo para fechar os participantes da maior competição da modalidade salonista.

Praticamente no mesmo período da competição sul-americana, a Oceania também irá definir seu representante. De 8 a 13 de fevereiro, em Suva, Fiji, os países irão definir quem irá carimbar o passaporte para a Colômbia. O grande favorito é a Ilhas Salomão, que esteve nas Copas do Mundo de 2012 e 2008.

Na Asia a definição é um pouco mais longa. Ainda em 2015, entre setembro e novembro, houve o primeiro zonal, separando 16 seleções que seguem na disputa pela vaga ao Mundial. Agora, estes classificados disputam as cinco vagas do continente em um novo torneio, que terá como sede a cidade de Tashkent, no Uzbequistão, entre os dias 10 e 21 de fevereiro.

O equilíbrio europeu

O continente seguinte que define seus representantes será a Europa. Serão sete classificados que prometem uma competição de alto nível. Ainda estão na luta para carimbar o passaporte a bicampeã Espanha, além dos tradicionais Portugal, Itália e Rússia. Forças emergentes como o Cazaquistão, treinado pelo brasileiro Cacau, podem surpreender e garantir vaga no Mundial. A definição ocorre no dia 12 de abril.

Abril também será o mês dos africanos entrarem em quadra. Em quase 10 dias de disputa, de 15 a 24, as seleções do continente se enfrentam para tentar garantir uma das três vagas. A cidade de Joanesburgo, na África do Sul, será sede da competição. O Egito, melhor africano no Mundial de 2012, é um dos favoritos para preencher uma das vagas.

Por fim vem a decisão na América do Norte e Central, na competição da Concacaf. Em San José, na Costa Rica, as quatro últimas vagas restantes serão definidas entre 8 e 15 de maio, fechando as 24 nações que irão disputar o título da Copa do Mundo de Futsal na Colômbia.

Notícia: Assessoria de Imprensa CBFS
Imagem: Getty Images/ FIFA